Terça, 11 de Novembro de 2025
22°C 30°C
Maceió, AL
Publicidade

Mães de bebês prematuros participam da primeira edição do “Bazar Delas” na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão

O evento reuniu cerca de 30 mães, que vivenciaram momentos de acolhimento, integração e convivência.

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Maranhão
11/11/2025 às 15h56
Mães de bebês prematuros participam da primeira edição do “Bazar Delas” na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão
- O evento reuniu cerca de 30 mães, que vivenciaram momentos de acolhimento, integração e convivência (Foto: Divulgação)

Mães de bebês prematuros internados na UTI Neonatal, na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo) e na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCa) da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma) participaram, nesta segunda-feira (10), da primeira edição do Bazar Delas.

No bazar, as mães participaram de uma dinâmica com perguntas sobre aleitamento materno, gestação e cuidados com o bebê. Depois, puderam escolher entre os produtos expostos, como roupas, sapatos e acessórios, frutos de doações dos profissionais da maternidade.

A iniciativa, organizada pela equipe multidisciplinar da unidade, abriu oficialmente a programação da Semana da Prematuridade. O evento reuniu cerca de 30 mães, que vivenciaram momentos de acolhimento, integração e convivência.

Para Larissa dos Santos, moradora de Caxias e mãe de Lorena Vitória, a ação simbolizou aconchego. “Estou aqui na maternidade há três meses cuidando da minha bebê, que nasceu prematura. Quando participo de uma ação como essa, sinto aconchego, conforto e cuidado. As profissionais estão sempre promovendo atividades para nos incluir, pois estamos passando por uma barra pesada, que é acompanhar o nosso bebê prematuro. Sinto-me muito acolhida; afinal, os profissionais se tornam a nossa família aqui dentro.”

Além do bazar, a programação da semana inclui o curso de Sensibilização do Método Canguru, sessão de Cineterapia voltada para mães de bebês internados na UTI Neonatal e uma palestra em alusão ao Novembro Roxo, mês dedicado à conscientização, aos cuidados e à prevenção do parto prematuro.

A psicóloga da Macma, Djanira Vieira, relatou que a ação é voltada à promoção da saúde mental das mães que acompanham os bebês nas Unidades Neonatais da maternidade.

“Com o bazar solidário, iniciamos a Semana da Prematuridade, que tem como tema ‘Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes’. Começamos a campanha de forma voltada para as mães que acompanham os bebês prematuros aqui na MACMA, uma vez que muitas estão fragilizadas emocionalmente e, muitas vezes, deixam de lado o autocuidado e a autoestima. Esse bazar vem para resgatar o empoderamento dessa mãe como mulher. Afinal, devemos cuidar também de quem cuida.”

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão integra a rede materna da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pelo Instituto Acqua.

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.