
A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) lança, no dia 25 de novembro, a Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em parceria com as Secretarias de Educação (Seduc) e Segurança Pública (SSP). A abertura será realizada na Escola do Mar, em Luís Correia, a partir das 8h, e contará também com a participação da Prefeitura Municipal e da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, destaca a importância da mobilização e do simbolismo da data.”A Secretaria Estadual das Mulheres está lançando a campanha dos 21 dias de ativismo, que será no dia 25 de novembro, Dia Internacional do Enfrentamento à Violência contra Mulheres Latino-Americanas e Caribenhas, uma data simbólica e de luta para que a gente possa dar visibilidade à sociedade. E não fica só no lançamento: vamos realizar outras atividades com a UFDPar e outros municípios, trabalhando o enfrentamento à violência com vários setores da sociedade”, pontua a secretária.
“A campanha dos 21 Dias de Ativismo é uma mobilização internacional que começa no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. São várias datas que fortalecem e dão visibilidade às mulheres em situação de violência, para que a gente corte o problema pela raiz, para que a gente avance, para que as mulheres continuem vivas”, acrescenta Zenaide Lustosa.

Durante o evento, será apresentado o Selo Mais Mulheres, que reconhecerá empresas, órgãos governamentais e instituições sociais que desenvolvem ações de formação, qualificação, preparação e inserção de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no mercado de trabalho. O selo visa estimular práticas que ampliem a autonomia econômica feminina e reforcem políticas de inclusão produtiva.
Na ocasião, a Sempi também firmará um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Secretaria de Turismo do Piauí (Setur) e lançará o selo “Aqui Tem Mulher Segura”, voltado para bares, restaurantes e hotéis que se comprometerem com medidas de prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres. A iniciativa integra ações de acolhimento, capacitação de equipes e fortalecimento da rede de proteção nos espaços turísticos do estado.
No dia 26 de novembro, a Secretaria das Mulheres do Piauí lança na UFDPar a Campanha do Laço Branco, que enfatiza o papel dos homens no enfrentamento à violência de gênero e incentiva práticas de respeito, prevenção e corresponsabilidade.
A programação dos 21 Dias de Ativismo também inclui qualificações do protocolo “Ei, Mermã, Não se Cale!”, voltadas para profissionais do setor de bares, restaurantes e hotéis, além de oficinas do projeto “Maria da Penha nas Escolas: Educação pela Vida das Mulheres”, que busca fortalecer a prevenção à violência de gênero no ambiente escolar e ampliar a cultura de proteção e igualdade.
As ações reforçam o compromisso do Governo do Estado em promover ambientes seguros, ampliar redes de apoio e conscientizar toda a sociedade sobre a importância de combater a violência contra as mulheres.