Sexta, 14 de Novembro de 2025
23°C 27°C
Maceió, AL
Publicidade

Piauí encerra participação no Web Summit Lisboa com reconhecimento internacional

O Piauí fechou sua participação no Web Summit Lisboa, nessa quinta-feira (13), com o mesmo ritmo com que começou: intenso, estratégico e marcando p...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Piauí
14/11/2025 às 16h57
Piauí encerra participação no Web Summit Lisboa com reconhecimento internacional
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Piauí fechou sua participação no Web Summit Lisboa, nessa quinta-feira (13), com o mesmo ritmo com que começou: intenso, estratégico e marcando presença como um dos ecossistemas de inovação mais vibrantes entre os países lusófonos. Foram quatro dias em que o estande do Governo do Estado, estruturado pela Investe Piauí, se tornou ponto de encontro, vitrine de oportunidades e palco de conexões que projetam o estado no circuito global de tecnologia, empreendedorismo e investimentos.

Continua após a publicidade
Anúncio

A participação contou com uma comitiva robusta formada por 34 startups, 18 delas selecionadas pelo programa Startup Piauí. A estrutura de 140 m² montada pela Investe Piauí reforçou a mensagem de que o estado acompanha as tendências globais.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Ao longo dos quatro dias, as startups piauienses participaram de rodadas de negócios, sessões de matchmaking, visitas técnicas e apresentações estratégicas em um ambiente que reuniu investidores, universidades, corporações e hubs tecnológicos de todo o planeta.

Para Daniel Munhoz, chefe de Relações Internacionais da Investe Piauí, a participação na feira posiciona o Piauí como protagonista de uma nova economia baseada em tecnologia, IA, dados e inovação aplicada. Ele conta que o estande do Piauí se destacou pelo fluxo de visitantes, pela força das empresas apresentadas e pela narrativa de desenvolvimento sustentável e inovação pública que hoje impulsiona o estado. “No nosso segundo ano, escalonamos e trouxemos mais de 30 startups do Piauí. Todas elas nos retornaram que tiveram momentos de abertura de negócio, novas oportunidades, fornecedores e clientes. Isso reforça que precisamos aumentar ainda mais essa participação”.

O CEO da MFB Biofilms, Marco Aurélio Coutinho, celebrou as conexões estabelecidas: “O Web Summit tem aberto portas e nos levado a romper fronteiras inimagináveis. O evento nos mostrou que há um vasto universo de negócios e ideias, e o Piauí está inserido nisso. Dá muito orgulho participar e ver quantos piauienses estão imbuídos nesse cenário que outrora parecia tão distante, mas hoje está na palma da nossa mão”.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O impacto também foi sentido na estratégia institucional da Investe Piauí, que reforçou seu papel como articuladora global do ecossistema. “Estamos extremamente honrados pela repercussão interna e externa. O nosso estande foi realmente o maior do Brasil aqui. Conseguimos contemplar um espaço espetacular. As nossas startups puderam se ambientar, criar negócios e mostrar ao mundo a força do Piauí”, destacou Daniel Martins.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.