A Polícia Civil do Maranhão promove, a partir desta segunda-feira (17), o 5º Encontro Estadual dos Núcleos de Operadores com Cães. O evento tem como objetivo padronizar protocolos e procedimentos técnicos no emprego de cães de trabalho.
O evento reunirá policiais civis e militares do Maranhão e do Piauí, acompanhados de seus cães de trabalho, e marca ainda a primeira certificação oficial dos cães policiais da Polícia Civil do Maranhão, seguindo o padrão nacional da SENASP/MJSP, além da certificação de cães de instituições convidadas.
A abertura do 5º Encontro Estadual dos Núcleos de Operadores com Cães será às 9h, no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública, na Vila Palmeira, com aula magna ministrada pelo oficial investigador Neylan Canabarro, da Coordenadoria de Operações Policiais com Cães (COPC) da Polícia Civil de Santa Catarina. O encontro segue até sexta-feira (21).
Ao longo da semana, os participantes terão atividades teóricas e práticas, incluindo o Seminário de Aplicações Avançadas de Detecção Policial e Estratégias Operacionais do Emprego K9, também conduzido pelo instrutor catarinense. A programação ocorrerá na Academia de Polícia Civil do Maranhão (Acadepol), no Parque Independência, região do São Raimundo, em São Luís.
Sobre o Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Civil do Maranhão
O Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Civil do Maranhão, ligado à Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), é uma unidade especializada que desempenha um papel fundamental no apoio às ações policiais em todo o estado. O Núcleo é composto por uma equipe de policiais civis treinados para trabalhar com cães farejadores altamente capacitados.
Atualmente, o NOC possui três bases operacionais estrategicamente distribuídas para melhor atender às demandas do estado: São Luís, Timon e Santa Inês.
O NOC da Polícia Civil do Maranhão conta com oito cães em atividade. Esses animais são treinados e especializados principalmente na detecção de drogas e armas de fogo, sendo fundamentais em operações de combate ao tráfico e à criminalidade organizada. Entre os cães, destaca-se também um com treinamento específico para detecção de cadáveres. Essa habilidade é de grande importância em casos de busca por corpos ocultados, auxiliando diretamente investigações de homicídios ou desaparecimentos.
Serviço
O quê:5º Encontro Estadual dos Núcleos de Operadores com Cães
Quando:Segunda, 17/11, às 9h
Local:Auditório da SSP - Vila Palmeira