Segunda, 17 de Novembro de 2025
21°C 27°C
Maceió, AL
Publicidade

Governo do Maranhão realiza 568 atendimentos do Cuidar dos Olhos em Santa Helena

As pessoas passaram por exames como acuidade visual, refração, tonometria e biomicroscopia, que permitiram identificar o grau necessário e outras ...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Maranhão
17/11/2025 às 19h05
Governo do Maranhão realiza 568 atendimentos do Cuidar dos Olhos em Santa Helena
- SES realiza 568 atendimentos do Cuidar dos Olhos em Santa Helena (Foto: Wellington Silva)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou mais uma ação do programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos, no Centro de Ensino Deputado Luiz Rocha, em Santa Helena, no último sábado (15), reforçando o compromisso com o cuidado direto e a melhoria da qualidade de vida da população, ao ofertar 568 atendimentos, que incluíram consultas, exames e encaminhamentos para óculos gratuitos e marcações de cirurgias de catarata e pterígio conforme indicação clínica.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na ocasião, o secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, afirmou que a ação garantiu assistência completa. “A pessoa escolhe a armação do óculos e recebe o modelo pronto. Esse acessório chega a ultrapassar mil reais na rede privada. Também realizamos marcações de cirurgias e fortalecemos a capacitação das equipes. É cuidado direto para quem mais precisa”, declarou.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou a expansão do programa em todo o estado. “O Cuidar dos Olhos superou 380 mil atendimentos, realizou cerca de 47 mil cirurgias e entregou mais de 148 mil óculos. São ações que aproximam o serviço das comunidades e eliminam barreiras de acesso”, afirmou.

A etapa atendeu pessoas beneficiadas pelo Programa Maranhão Livre da Fome, que retira famílias da condição de insegurança alimentar. Entre eles estava Deusivan Cabral, de 79 anos. “Eu não enxergo bem há algum tempo, mas ainda não tinha feito a consulta. É uma chance ótima. Pelo preço, eu não teria como pagar. Melhor quando é de graça”, declarou.

Lourdes Pereira, de 49 anos, também participou da ação e relatou a necessidade de trocar os óculos após dois anos de dificuldade. “Bom demais. Eu precisava muito e não tinha como resolver. Veio na hora certa”, afirmou após a consulta.

As pessoas passaram por exames como acuidade visual, refração, tonometria e biomicroscopia, que  permitiram identificar o grau necessário e outras condições dos olhos. Depois disso, escolheram seus óculos de forma gratuita, conforme a recomendação do especialista.

O prefeito de Santa Helena, Joãozinho Pavão, ressaltou o impacto da parceria com o Governo do Estado. “O governo demonstra sensibilidade às necessidades do povo do Maranhão. Em Santa Helena, essa união já trouxe resultados importantes, e nós só temos a agradecer pelo cuidado do governo estadual”, declarou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.