
A Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev), realizou nessa segunda-feira (17), o seminário “Desafios e Perspectivas da Previdência no Piauí”, reunindo estudantes, profissionais e especialistas da área previdenciária nacional para fortalecer o diálogo técnico, promover a capacitação e incentivar práticas modernas de governança. Durante o evento, foi realizada ainda o lançamento da Cartilha Previdenciária, uma ferramenta importante para esclarecer dúvidas e informar sobre os direitos e deveres dos servidores públicos. A cartilha, elaborada pelos técnicos da PiauíPrev, está disponível para consulta no site da fundação , na aba Transparência, e promete ser um recurso valioso para a comunidade.
Durante o seminário, grandes nomes da área previdenciária nacional compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre os principais temas relacionados à gestão e à sustentabilidade dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Elliton Oliveira de Souza, diretor-presidente do Mato Grosso Previdência (MTPrev), abordou a importância da gestão e governança nos RPPS; Miguel Antônio Fernandes Chaves, auditor fiscal da Receita Federal, discutiu sobre a profissionalização da gestão dos RPPS. Outros temas abordados incluíram o Regime Próprio de Previdência nos municípios, apresentado por José Inaldo de Oliveira e Silva e Rafaella Pinto Marques Luz; e as decisões dos Tribunais Superiores e seus Impactos no RPPS/PI, apresentado por Ana Lina Brito Cavalcante e Meneses, procuradora do Estado.

O evento contou também com a presença do juiz federal Nazareno César Moreira Reis. que ministrou palestra sobre a evolução da previdência social, enquanto o professor doutor da UFPI, Raul Lopes de Araújo Neto, abordou os fatores de desequilíbrio na balança previdenciária.
“O fortalecimento da previdência pública passa pela qualificação dos gestores, pelo diálogo entre os entes e pela construção de políticas sustentáveis. Este seminário é uma oportunidade de aprendizado coletivo e de reafirmar o compromisso da Fundação Piauí Previdência com uma gestão moderna, transparente e responsável”, destacou o presidente da PiauíPrev, Flávio Chaib.
