Quarta, 19 de Novembro de 2025
23°C 34°C
Maceió, AL
Publicidade

Depois do Provão Paulista, estudantes da 3ª série do Ensino Médio devem escolher os cursos de preferência até o dia 28 de novembro

Ourinhos lidera entre 91 unidades regionais do estado e 94,06% dos estudantes já escolheram suas opções; com 100% de registros, Escola Estadual Pro...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom SP
19/11/2025 às 09h21
Depois do Provão Paulista, estudantes da 3ª série do Ensino Médio devem escolher os cursos de preferência até o dia 28 de novembro
Alunos da Escola Estadual Professor José Augusto de Oliveira, em Ourinhos, participam de feira de profissões

Estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio e que prestaram o Provão Paulista Seriado neste ano, de olho nas mais de 15 mil vagas na USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) têm até o dia 28 de novembro para definirem no portal do Provão quatro cursos de preferência entre os oferecidos no primeiro semestre de 2026. Esse registro é obrigatório para que, diante dos resultados do “vestibular paulista”, os estudantes sejam classificados para o curso de preferência.

Continua após a publicidade
Anúncio

Em todo o estado, até o fim da última semana, 63,46% dos estudantes da rede estadual de ensino haviam registrado as suas quatro opções. A Unidade Regional de Ensino de Ourinhos, no interior do estado, lidera entre as localidades com mais estudantes que definiram seus cursos de preferência, com 94,06% de registros. O índice é resultado de uma série de ações, como a “Semana D: Decidir o Futuro”, proposta pela regional de ensino.

Escola está entre as unidades do estado com 100% de registros

O trabalho não começou agora, foi uma longa caminhada até a Escola Estadual Professor José Augusto de Oliveira alcançar 100% dos registros de preferência de seus alunos. Localizada em Ourinhos — a 372 km da capital paulista — , a instituição iniciou o projeto de fomento ao Provão Paulista Seriado ainda no ano passado, quando divulgou com banners na entrada da escola as fotos dos estudantes aprovados em universidades pelo Provão.

Ao longo do ano letivo, a instituição promoveu diversas atividades para estimular e incentivar, mostrando a oportunidade de ingresso em uma universidade pública, além de orientação sobre a importância da escolha consciente do curso. Foram realizadas atividades como estudo do edital do Provão Paulista nas aulas; atividades na plataforma Prepara SP, que oferece simulados para os vestibulandos; testes vocacionais e organização da agenda de estudos. Os estudantes também fizeram visitas a universidades, como a Unesp, além da Feira de Profissões do Senac.

Guilherme Sena, de 19 anos de idade, que é ex-aluno da escola, atualmente cursa segurança da informação na Fatec e conta sobre como a participação da escola foi fundamental para a sua escolha: “Eu contei com vários professores para saber a opinião sobre o nicho que queria seguir e eles me orientaram com informações de como está a área no mercado de trabalho”.

Nos últimos meses, a escola também promoveu eventos como a Mostra de Ciências, a Mostra Cultural e a Feira de Profissões, em parceria com instituições de ensino superior públicas e privadas. A estudante Beatriz Choukaira Prado, de 17 anos de idade, pretende cursar medicina veterinária e conta como foi a sua preparação ao longo do Ensino Médio. “Durante esses três anos, todos os professores sempre deram o seu máximo, e a escola esteve constantemente nos apoiando. Isso fez toda a diferença na nossa formação e na preparação para o Provão Paulista. As orientações, os projetos e o incentivo dos professores foram fundamentais para confirmar minha escolha e me fazer ter certeza de que é isso que eu quero seguir”, conta Beatriz.

Alunos da Escola Estadual Professor José Augusto de Oliveira, em Ourinhos, participam de feira de profissões
Alunos da Escola Estadual Professor José Augusto de Oliveira, em Ourinhos, participam de feira de profissões

O objetivo da escola não é apenas orientar os alunos sobre a escolha do curso, mas conscientizar os estudantes sobre a importância do Provão Paulista Seriado como porta de entrada para boas oportunidades acadêmicas e profissionais “Essas ações foram realizadas com objetivo de apoiar os estudantes a realizar uma escolha mais próxima de seu projeto de vida”, afirma a professora Djanira Arantes, diretora da escola.

Além da Escola Professor José Augusto de Oliveira, 171 unidades de ensino do estado já alcançaram 100% dos alunos com suas escolhas. Na região de Ourinhos, estão 14 delas.

Escolha de cursos

Na escolha dos cursos, cada aluno pode optar por um curso em cada universidade ou faculdade e ainda há o limite de dois cursos diferentes por universidade. Por exemplo, um aluno que escolher dois cursos na USP — economia e história, por exemplo — terá que registrar as terceira e quarta opções em outra universidade e faculdade, uma para a Unicamp e outra para a Fatec, por exemplo.

Helena Maria Salla, diretora de avaliação da Secretaria da Educação, destaca uma novidade que facilita a escolha dos cursos neste ano. “No processo de escolha, eles facilmente conseguirão ver os cursos que têm as unidades mais próximas de suas casas, a partir de um filtro disponibilizado na página do Provão”.

Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP

No primeiro semestre, as vagas são destinadas apenas à USP, Unesp e Unicamp e parte delas para as Fatecs. As vagas da Univesp serão disponibilizadas para escolha no ano que vem, uma vez que as aulas da universidade virtual começam apenas no segundo semestre, assim como cerca de metade das turmas das Fatecs. Neste caso, as vagas serão liberadas para alunos aprovados no Provão Paulista que não ingressaram nos cursos iniciados no primeiro semestre nas três universidades e nas Fatecs.

A escolha de cursos deve ser feita no portal do Provão Paulista Seriado, no https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/ . Antes de registrar as opções, é preciso que os estudantes confirmem seus dados pessoais, indiquem o grupo a qual pertencem e respondam sobre a renda per capita familiar. Alunos que são candidatos da rede estadual de ensino, dos municípios e das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) devem acessar o portal com seu Registro de Aluno (RA). Alunos de outras redes devem acessar com CPF.

O Provão Paulista chega em 2025 à sua terceira edição, com quase 50 mil vagas diretas para o ensino superior oferecidas desde a sua criação. Para 2026, entre as 15.717 vagas oferecidas pelo Provão Paulista, 1.500 delas são para a USP, 934 para a Unesp, 327 para Unicamp, 10.000 delas para as Fatecs e 2.956 delas para a Univesp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.