
Neste 19 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, e os números mostram que as empresas lideradas por mulheres têm papel fundamental no dinamismo econômico do estado de São Paulo. Segundo o DataSebrae, atualmente, 33% dos empregos formais paulistas são gerados por negócios comandados por mulheres, um indicador que demonstra não apenas sua relevância econômica direta, mas também seu impacto social na geração de renda, inclusão e oportunidades.
Também de acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o estado contabiliza ainda 2,4 milhões de negócios liderados por mulheres, movimentando setores que vão da educação à tecnologia, da indústria à gastronomia, do turismo à inovação. Esse contingente revela uma força empreendedora crescente, que vem transformando a economia paulista e ampliando a presença feminina em mercados historicamente desafiadores.
Para fortalecer esse movimento, a Desenvolve SP tem atuado como parceira estratégica dessas empresárias. Desde janeiro de 2023, a agência paulista de fomento já desembolsou cerca de R$ 200 milhões (até o final de outubro) em crédito para empresas lideradas por mulheres, promovendo expansão, inovação, sustentabilidade e geração de empregos em todas as regiões do estado.
A agência de fomento paulista atua nessa frente com a linha Desenvolve Mulher, voltada a micro, pequenas e médias empresas lideradas por mulheres. Os financiamentos chegam a até R$ 10 milhões com condições facilitadas, taxas reduzidas, até 36 meses de carência e até 120 meses para pagamento. O objetivo é incentivar a expansão de negócios e projetos empreendedores femininos, com foco na geração de renda, empregabilidade e impacto local, além de contribuir para o empoderamento das mulheres promovendo mais autonomia e segurança financeira como forma de combater a violência de gênero.
O impacto desse apoio aparece na prática em diferentes histórias de sucesso:
Educação sustentável em Sorocaba: Kingdom School
A empresária Juliana Mara de Conti utilizou crédito da Desenvolve SP para construir uma nova unidade da Kingdom School, escola bilíngue de educação infantil com mais de 10 anos de história, em Sorocaba. O novo prédio, mais amplo e totalmente alinhado ao conceito de Green Building, inclui piso drenante, cisterna de captação de água, abundante iluminação natural e uso de energia solar. “Investimos em uma construção verde, com eficiência energética, o uso de materiais sustentáveis e a redução de resíduo, além do reaproveitamento da água. Essa parceria com a Desenvolve possibilitou que a escola pudesse seguir com seu atendimento, uma vez que precisaríamos mudar de local. Fizemos um prédio mais amplo, pensado para nossa proposta educacional.”
Turismo e gastronomia em Serra Negra: Pousada e Restaurante Shangri-Lá
Em Serra Negra, a empresária Sirlene Terenciani, proprietária da Pousada e Restaurante Shangri-Lá, recorreu ao financiamento da Desenvolve SP para ampliar a capacidade do restaurante e construir um deck com vista para as montanhas, melhorando a experiência dos hóspedes. “Aumentamos a capacidade do restaurante de 96 para 140 assentos e construímos um deck de 144 metros quadrados. A Desenvolve SP nos deu todo o suporte, facilitando a negociação e o processo em tempo recorde.”
Inovação de fronteira em biotecnologia em Cotia: BioLinker
Em Cotia, na Grande São Paulo, Mona das Neves Oliveira vem desenvolvendo biologia sintética de ponta e posiciona a BioLinker como uma das poucas empresas no mundo a produzir kits para fabricação de proteínas sem uso de células. O crédito da Desenvolve SP permitiu instalar uma sala “limpa”, adaptar processos e avançar em certificações regulatórias essenciais para atuar nos mercados de saúde humana e animal. “Hoje já temos clientes nas áreas de vacinas animais e de diagnósticos em saúde humana e animal, que exigem insumos produzidos em ambiente de sala ‘limpa’. Aplicamos o recurso na nossa estrutura de desenvolvimento e na planta piloto de produção. A Desenvolve SP faz um trabalho muito importante, cumpre um papel estratégico no apoio a empresários e negócios inovadores.”
O pedido de financiamento pode ser feito online por meio do site da agência de fomento paulista: desenvolvesp.com.br