
Celebrando o Dia do Empreendedorismo Feminino, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), realizou o ‘Empreender é Coisa Delas – Mulheres que inspiram’, nesta quarta-feira, 19, no Auditório da Secretaria de Estado da Administração (Sead). A iniciativa teve como objetivo fortalecer o protagonismo das mulheres que fazem a diferença no mundo dos negócios.
A programação contou com o início do curso ‘Elas nas Finanças’, com a estrategista financeira Emanuela Mota, com foco no desenvolvimento de habilidades e na autonomia financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade. “Estamos celebrando a força e a coragem dessas mulheres que movem a economia, porque empreender não é fácil. A SPM trabalha diariamente para ajudar essas mulheres a abrirem seus próprios negócios ou impulsionar os que já existem, disponibilizando cursos para que essas mulheres tenham oportunidades para trabalhar, conseguir autonomia financeira e construir seus próprios caminhos”, destacou a secretária-executiva da SPM, Isabela Mazza.
Além da palestra inicial, as participantes terão acesso à plataforma com videoaulas e do livro ‘Eu mereço ter dinheiro’, além de apontamento financeiro. Após participar da palestra e conclusão das 10 horas de videoaulas, todas receberão certificado. “Nossa metodologia traz uma forma prática, leve e inclusiva. Também estimulamos essas mulheres a pensar em objetivos, planejar e criar o seu projeto de vida. Consequentemente, elas passam a ter mais autonomia para tomar decisões financeiras e, educada financeiramente, essas mulheres seguem o propósito de pensar em ter reserva financeira para que ela consiga ter uma qualidade de vida futura”, salientou Emanuela Mota.
Durante o evento, foi realizada uma roda de conversa com empreendedoras, que compartilharam suas trajetórias de sucesso que servem de inspiração para que outras mulheres sigam buscando os caminhos para alcançarem os seus sonhos. Entre elas, a empresária e responsável pelo projeto ‘Mulheres em Obras’, Rafaela Viana. “Estamos trabalhando nisso desde 2018, fazendo com que as mulheres tenham mais espaço na construção civil. É bem desafiador, porque é um mercado majoritariamente masculino, mas a gente está quebrando esse tabu e mostrando que a mulher consegue fazer esse serviço. A gente faz um processo de seleção, faz a capacitação e depois a contratação, principalmente quando elas estão em uma situação de vulnerabilidade”, relatou.
As participantes destacaram a importância do evento como forma de valorizar o empreendedorismo feminino. “Agradeço o incentivo da SPM para nos empoderar e mostrar que podemos conseguir mais. Esse curso de hoje é mais uma grande oportunidade de ampliar os conhecimentos e melhorar os nossos negócios. Ser empreendedora é um grande desafio, mas é bom porque trabalho com o que gosto”, declarou a empreendedora de biojóias, Elaine Oliveira.
Já a empreendedora de moda praia, Joelma Gomes, destacou as oportunidades de compartilhamento de informações e experiências que contribuem para fortalecer e expandir os negócios. “Através deste evento promovido pela SPM estou conhecendo outras mulheres que, através de suas histórias, inspiram outras mulheres, promovendo essa troca maravilhosa e mostrando que podemos crescer juntas”, afirmou.









