Quinta, 20 de Novembro de 2025
22°C 29°C
Maceió, AL
Publicidade

Encontro Estadual de Conselheiros e Ex-Conselheiros abordou a importância dos conselhos tutelares

Evento reuniu representantes de diversos órgãos municipais e estaduais que atuam na área da assistência social, que debateram experiências e desafi...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Maranhão
20/11/2025 às 20h05
Encontro Estadual de Conselheiros e Ex-Conselheiros abordou a importância dos conselhos tutelares
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

A importância dos conselhos tutelares foi tema de palestra realizada pela presidente da Funac. A exposição fez parte da programação de Encontro Estadual de Conselheiros e Ex-Conselheiros ocorrido em Santa Rita. 

Durante três dias, a cidade de Santa Rita sediou o Encontro Estadual de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Maranhão e do Sistema de Garantia de Direitos. O evento reuniu representantes de diversos órgãos municipais e estaduais que atuam na área da assistência social, que debateram experiências e desafios dos serviços socioassistenciais. 

O Encontro tem como tema “Fortalecendo a atuação do Conselho Tutelar na garantia dos direitos da criança e do adolescente: desafios e perspectivas no contexto atual”. O objetivo é promover o debate e o aprofundamento sobre o fortalecimento do conselho tutelar na garantia de direitos da criança e do adolescente.

Uma das palestras apresentadas foi a da presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Sorimar Sabóia. Com o tema “A relação entre as medidas socioeducativas, o Conselho Tutelar e a Rede de Atendimento: garantindo a proteção integral de crianças e adolescentes”, a exposição abordou a articulação e importância do Conselho Tutelar e da rede de atendimento na efetividade das medidas socioeducativas e na garantia da proteção integral de crianças e adolescentes.

Segundo Sorimar Sabóia, tratar sobre a temática é fundamental, pois dá visibilidade ao papel desses profissionais no contexto do sistema socioeducativo. “Eles atuam como agentes de proteção e garantia de direitos, um elo entre adolescentes, famílias, instituições e políticas públicas, assegurando que cada medida socioeducativa seja aplicada com responsabilidade, respeito e foco na ressocialização”, afirmou.

Reconhecimento profissional

Continua após a publicidade
Anúncio


Além das apresentações e debates, o evento teve momentos de homenagens, como as recebidas pela presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Sorimar Sabóia, e pela diretora técnica (Dirtec/Funac), Lúcia Diniz. 

Segundo Sorimar Sabóia, o reconhecimento reforça a importância dos trabalhos desenvolvidos diariamente e que se inserem no conjunto das ações do sistema de garantia de direitos. “Cada ação realizada por nossas equipes integra um esforço maior, reafirmando nosso compromisso com a proteção, o cuidado e a promoção de oportunidades para adolescentes e jovens. E ser homenageada por isso nos faz ter certeza de que estamos gerando resultados positivos e eficazes”, disse. 

Lúcia Diniz destacou que o reconhecimento evidencia a relevância do trabalho dedicado à proteção, ao desenvolvimento e à garantia de direitos de adolescentes e jovens. “Isso nos inspira a avançar ainda mais na construção de oportunidades e transformação social”, finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.