
A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE-PI) divulgou, nesta sexta-feira (21), o resultado oficial do II Concurso de Fotografia “Olhares sobre o Patrimônio Histórico”, ação buscou incentivar a proteção e a valorização da memória arquitetônica e cultural do estado, reunindo registros que evidenciam a riqueza dos bens históricos piauienses. Conheça os vencedores aqui .
A solenidade de premiação será realizada até o dia 20 de dezembro. O primeiro colocado receberá um tablet e certificado, enquanto o segundo lugar será reconhecido com certificado. Além disso, as fotografias vencedoras e finalistas serão destacadas no site oficial e nas redes sociais da Ouvidoria-Geral, ampliando a visibilidade do tema e estimulando o engajamento social.
Aberto a fotógrafos amadores, profissionais e interessados na temática, o concurso convidou o público a registrar, por meio da fotografia documental, construções, monumentos, igrejas, edificações antigas, sítios históricos e outros patrimônios materiais presentes no Piauí. As inscrições foram gratuitas e reuniram trabalhos de diversas regiões do estado, entre os dias 10 de setembro e 31 de outubro.
De 5 e 11 de novembro, as fotografias passaram por avaliação em um processo conduzido por uma comissão julgadora composta por especialistas da área. Foram considerados critérios como originalidade, qualidade técnica, relevância temática e impacto artístico.
O ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, destacou a importância da iniciativa. “A fotografia eterniza histórias e preserva memórias. Este concurso reforça a conexão da sociedade com seus patrimônios históricos, que retratam a identidade e a trajetória do povo piauiense. Ficamos felizes com a participação e com a qualidade das obras enviadas, que revelam sensibilidade, técnica e profundo respeito pelo nosso patrimônio cultural”, afirmou o gestor, reforçando que o concurso é mais uma ferramenta para sensibilizar a população sobre a necessidade de preservação dos bens históricos e culturais, promovendo educação patrimonial por meio da arte.
