Sábado, 22 de Novembro de 2025
22°C 30°C
Maceió, AL
Publicidade

Governo realiza treinamento sobre sensibilização e prevenção a agravos relacionados ao Diabetes Tipo II

A capacitação, realizada no auditório Expedito Bacelar, na Universidade CEUMA – Renascença, teve como objetivo sensibilizar sobre os impactos do Di...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Maranhão
22/11/2025 às 14h16
Governo realiza treinamento sobre sensibilização e prevenção a agravos relacionados ao Diabetes Tipo II
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

O Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu uma qualificação do cuidado das pessoas com Diabetes Mellitus na Atenção Primária à Saúde (APS). A capacitação, realizada no auditório Expedito Bacelar, na Universidade CEUMA – Renascença, teve como objetivo sensibilizar sobre os impactos do Diabetes na saúde da população, reforçando a importância da prevenção, especialmente a do Tipo II, por meio do cultivo de hábitos de vida saudáveis e também do diagnóstico precoce.

"Trabalhamos em parceria com os municípios na prevenção e tratamento do Diabetes, e é neste sentido que temos buscado, constantemente, preparar as nossas equipes de saúde para identificar e cuidar melhor dos pacientes, desde a classificação pelo seu risco, se baixo, moderado ou alto. Com isso conseguimos prevenir de maneira mais pontual problemas sérios, como o AVC, ou até mesmo a necessidade de amputações", explica a coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro.

O treinamento aconteceu no Dia Mundial do Diabetes e ao Dia de Combate ao Diabetes no Brasil, comemorado na quarta-feira(14), e teve como alvo coordenadores da Atenção Primária em Saúde (APS), de doenças crônicas, referências técnicas, além de profissionais da Atenção Básica dos 217 municípios maranhenses.

Ao longo do dia os participantes tiveram acesso a conteúdos variados que convidavam para a reflexão e a reavaliação da conduta médica aplicada, seja na busca ativa, como também no atendimento ao paciente que dá entrada nos postos e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Para a enfermeira e atual coordenadora da Atenção Básica do município de Jatobá, Aline de Carvalho, o treinamento correspondeu à expectativa de adquirir novos conhecimentos para ser uma multiplicadora em sua área de atuação profissional. "Assim eu posso replicar no meu município, tendo em vista que lá a atenção básica antes não era tão atuante como agora. Ainda mais nessas questões, nessas doenças crônicas, que são tão incapacitantes. A maioria dos pacientes, quando não tem um acompanhamento de qualidade na atenção básica, acaba evoluindo e tendo complicações, como amputações, sem falar que o Diabates também pode levar ao óbito, e nós não queremos isso", ressalta.

O médico da estratégia Saúde da Família e Comunidade na UBS Povoado Órfão, em Duque Bacelar, Rodrigo Trindade, endossou afirmando que as capacitações são importantes na rotina do trabalho. "Esses treinamentos trazem atualizações, novas abordagens, para que a gente consiga oferecer um tratamento e orientação melhor para os pacientes diabéticos", reforçou.

Este ano, a campanha Novembro Diabetes Azul destaca o respeito no ambiente de trabalho, lembrando que muitas pessoas convivem com Diabetes e que o bem-estar depende de inclusão, acolhimento e valorização no dia a dia profissional.

Em sua palestra "Diabetes como problema de Saúde Pública", ministrada durante o treinamento, o médico sanitarista Marcos Pacheco enfatizou que não se pode continuar com o modelo médico central. "Significa dizer que todos precisam ter domínio sobre o que é o Diabetes. Do médico ao farmacêutico, enfermeiro, fisioterapeuta, odontólogo, psicólogo. Nas unidades básicas de saúde todos têm que tratar Diabetes, sobretudo por ser uma doença de alta prevalência. Só conseguiremos controlá-la se o conhecimento for democratizado", avalia o médico.

Além das palestras e troca de experiências, os participantes também puderam debater sobre o tema "Saúde Mental e Diabetes". Outro ponto trabalhado na qualificação foi o treinamento sobre a Caneta GlobalX U e Insulinas USLIN, que correspondem às insulinas NPH (de ação rápida) e a Regular (de ação intermediária).As canetas de insulina são dispositivos reutilizáveis utilizados para aplicar insulina em pacientes com Diabetes. Em vez de usar seringas normais, com frascos, o paciente encaixa um tubo de insulina na caneta e usa esse aparelho para aplicar a dose correta de forma mais fácil.

Assistência
O Governo do Estado tem trabalhado na ampliação do cuidado especializado para pacientes com pressão alta e Diabetes. Atualmente, o atendimento especializado, considerado de média complexidade, é oferecido nas policlínicas instaladas pela gestão estadual nos município. Uma delas é a Policlínica do Diamante, em São Luís, que oferece consultas de maneira agendada e faz entrega de medicamentos, assim como de insulinas aos pacientes que necessitarem.

"Todas as policlínicas no Maranhão têm capacidade para atender a esses pacientes. É importante destacar que, mesmo recebendo esse cuidado especializado, o paciente continua sendo acompanhado pela equipe da Atenção Primária em Saúde perto de sua casa. O objetivo é que a equipe da Atenção Primária e a da policlínica trabalhem juntas, compartilhando o plano de cuidado, para garantir o melhor tratamento possível", acrescentou a coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro.

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.