
São Luís faz jus à fama de capital brasileira do reggae, sediando o maior evento musical do gênero da América Latina, o Festival Ilha do Reggae, que transformou a Passarela do Samba, no Anel Viário, em Arena Jamaica Brasileira, no coração do Centro Histórico de São Luís (MA). Entre as atrações deste domingo (23), segundo e último dia do festival, destaque para os shows de Tribo de Jah, Maneva, Ky-Mani Marley e Edson Gomes, além de muitos outros, num total de 29 atrações. O festival possui entrada gratuita e começa a partir das 17h.
Com mais de quatro décadas de história, a banda maranhense Tribo de Jah é uma referência no reggae dentro e fora do país. Já o cantor jamaicano Ky-Mani Marley é o quarto filho de Bob Marley e deu início à carreira profissional no final da década de 80, sendo seu primeiro sucesso Little Sinsemilla. O músico baiano Edson Gomes é um dos grandes nomes do reggae no Brasil e suas músicas trazem engajamento abordando desigualdade social, violência, pobreza e cotidiano brasileiro.
O segundo dia do evento contará com a presença do govenador Carlos Brandão, que esteve presente durante a visita oficial do embaixador de Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett, em agosto de 2024 a São Luís. Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento entre Brasil e Jamaica, com foco no turismo sustentável e no fortalecimento do intercâmbio cultural entre as duas nações.
O Festival Ilha do Reggae é um fruto concreto desse compromisso. Somente no primeiro dia do evento foram quase 30 atrações reunindo milhares de pessoas do Maranhão e de outros estados do país, bem como turistas de países estrangeiros. Além da música, o evento também é uma celebração à cultura do reggae, com espaços para a moda inconfundível deste estilo musical, com roupas, artesanato e trancistas.
Neste segundo dia do evento, mais 29 atrações se apresentam na mega estrutura montada na Passarela do Samba e batizada carinhosamente como Arena Jamaica Brasileira. Com o seu porte, o festival é considerado o maior evento de reggae da América Latina e marca o encerramento do Mês da Consciência Negra, celebrado ao longo de novembro.
Confira a programação do segundo dia do Ilha do Reggae:
- DJs Tássila de Paula / Nando Marley / Soraya Melo
- Maneva
- DJs Resistência Reggae / Equipe de Ouro
- Norris Cole
- DJs Gil Mafra / Carlos Mafra
- Planta & Raiz
- Radiola Estrela do Som
- Tribo de Jah
- DJs Mulher Maravilha / Sandra Marley
- KY-Mani Marley
- DJs Roberthanko / Natty Márcio
- Burning Spear
- DJs Dread Sandro / Chico do Reggae
- Edson Gomes
- DJ Pedro Pedra / Rose Bombom
- Banda Guetos
- Capital Roots / George Gomes / Sly Foxx / Honey Boy / Ronnie Green