Domingo, 23 de Novembro de 2025
23°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Em ações emergenciais de combate aos efeitos da chuva, Governo do Estado contém alagamentos, doa copos de água e monitora…

O Governo do Estado continua o trabalho de apoio aos municípios baianos afetados pelas fortes chuvas que atingiram a Bahia. Dentre as cidades, Arac...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Bahia
23/11/2025 às 21h21
Em ações emergenciais de combate aos efeitos da chuva, Governo do Estado contém alagamentos, doa copos de água e monitora…
Foto: Fidelis Melo/GOVBA

O Governo do Estado continua o trabalho de apoio aos municípios baianos afetados pelas fortes chuvas que atingiram a Bahia. Dentre as cidades, Araci, Sítio do Mato, Wagner, Lauro de Freitas e Mutuípe decretaram situação de emergência. O conjunto de ações, que envolvem diversos órgãos, conta com o trabalho da Embasa, que mobilizou equipes técnicas e equipamentos. Neste domingo (23), a empresa está atuando em Sítio do Mato, bombeando água empoçada nos pontos mais alagados da cidade. Já para Lauro de Freitas, a Embasa enviou 48 mil copos de água envasada, atendendo a pedido da Prefeitura Municipal, para as pessoas que estão desalojadas devido ao temporal.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Estamos participando desse grande esforço do Governo da Bahia de ajudar no que for possível as pessoas que moram nessas cidades”, relata o presidente da Embasa, Gildeone Almeida. “Para Sítio do Mato, onde a Embasa não opera sistema de abastecimento de água por se tratar de um serviço prestado pela prefeitura, deslocamos nossos técnicos e dois caminhões de equipamentos, com o propósito de apoiar nesse momento tão difícil”.

Para viabilizar o apoio no escoamento da água de Sítio do Mato, a Embasa mandou oito conjuntos motor-bomba, equipamentos que possibilitam sugar a água acumulada, além de gerador elétrico, tubulações e outros materiais. O trabalho iniciado neste domingo terminará apenas quando for possível escoar totalmente a água e ajudar na limpeza da cidade.

Rodovias

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra/SIT) realiza o monitoramento das rodovias baianas diante das ocorrências das chuvas desde o dia 20 de novembro. Até o momento, foram registradas cinco ocorrências, sendo que quatro já foram resolvidas.

O tráfego no acesso a Macaúbas, no entroncamento da BA-156 e a BA-573, está interditado. O nível da água do afluente do Rio Paramirim subiu e não é possível que veículos transitem em segurança. A equipe técnica da Seinfra e do Consórcio Bacia do Paramirim acompanham a situação e aguardam o nível da água baixar para inspeção na rodovia.

O tráfego de veículos está liberado na BA-172, trecho de Santa Maria da Vitória a Santana; BA-575, entre Santana e Porto Novo; BA-001, entre Ituberá e Nilo Peçanha; e na BA-130, em Itagi.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.