
Em celebração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, a Fundação Pró-Sangue promove, entre os dias 25 e 29 de novembro, a campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue para incentivar e reforçar a importância da doação. Cada bolsa de sangue doada pode ajudar até quatro pessoas, já que o material coletado é separado em concentrado de hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado.
Ao longo da semana, as cinco unidades de coleta da Pró-Sangue contarão com diversas atrações. E a programação artística e musical será concentrada no posto Clínicas.
A instituição necessita, especialmente, dos tipos sanguíneos A-, O- e B-, além do O+. Segundo o hemocentro, os tipos O- e O+ permanecem como prioridade por serem utilizados em emergências e apresentarem maior demanda hospitalar.
Para manter o abastecimento adequado dos hospitais atendidos, é necessário coletar 9.540 bolsas de sangue por mês nos cinco postos de coleta da instituição. Com a proximidade do Dia Nacional do Doador, a expectativa é reverter o cenário atual e atingir a meta mínima ao longo de novembro.
Bianca Silva Martins, de 25 anos, tornou-se doadora voluntária aos 19, movida pelo desejo de contribuir socialmente e fazer a diferença. “Quando me tornei doadora de sangue, eu sentia que, de alguma forma, fazia a diferença, e esse sentimento me preenchia.”
Com o passar dos anos, Bianca passou a considerar o gesto como parte da rotina. “Hoje já não preciso mais daquele sentimento de ‘ser útil’ para continuar doando. Entendi que a doação é importante porque salva vidas e porque os hemocentros, muitas vezes, enfrentam estoques baixos. Por isso, considero que é meu dever continuar doando, porque continua sendo necessário”, explica.
Ela relembra que, ao doar pela primeira vez aos 17 anos, seu único receio era em relação às tatuagens, mas, ao entrar em contato com a unidade, recebeu todas as orientações necessárias e teve suas dúvidas prontamente esclarecidas.
A Pró-Sangue conta com cinco postos de coleta distribuídos na capital e na região metropolitana:
O atendimento ocorre por ordem de chegada, mas o agendamento online é recomendado para agilizar o processo no local.
Horários especiais e funcionamento aos finais de semana podem ser consultados na página oficial: https://prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.html
Além dos postos de coleta da Fundação Pró-Sangue, a população também pode buscar pelo Hemocentro mais próximo de sua residência por meio do aplicativo do Poupatempo. O serviço é gratuito e está disponível para Android e iOS. Antes, os doadores precisavam acessar o site da SES, procurar os pontos de coleta e localizar o mais próximo de sua residência. Agora, com apenas alguns cliques, é possível selecionar a região, escolher o bairro e localizar o local mais próximo para doação, em uma única plataforma.