O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), realiza nesta quinta-feira (27) uma grande solenidade alusiva ao Mês da Consciência Negra, com um conjunto de entregas históricas para a população negra e quilombola do estado. O governador Carlos Brandão concederá entrevista coletiva na qual falará sobre as inaugurações às 16h30, na Casa Quilombola, na Rua Rio Branco, nº 09, Centro.
A programação ocorrerá a partir das 14h. A primeira ação será a inauguração da reforma do Centro de Cultura Negra (CCN), que fica na Rua dos Guaranis, Rua Barés, bairro João Paulo. Em seguida, ocorrerá a inauguração da Casa Quilombola – Centro de Referência Estadual Quilombola, o primeiro espaço dessa natureza no Brasil, localizado na Rua Rio Branco, n° 9, Centro de São Luís.
As ações reforçam o compromisso do Governo do Maranhão com a promoção da igualdade racial, o enfrentamento ao racismo estrutural e a valorização da cultura afro-brasileira, celebrando avanços estruturais, políticos e simbólicos para o povo negro maranhense.
A inauguração da reforma do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN) acontece um ano após a assinatura da ordem de serviço. Na ocasião, será realizada uma recepção para o governador Carlos Brandão e o desenlace da fita inaugural, seguida de visita guiada ao espaço totalmente revitalizado para garantir mais segurança, conforto e melhores condições para o desenvolvimento de atividades formativas, culturais e comunitárias. Fundado há 46 anos, o CCN é um símbolo de resistência, articulação política e valorização da ancestralidade, sendo referência na promoção da cultura negra no estado.
Casa Quilombola
Às 16h, será inaugurada a Casa Quilombola, o primeiro centro de referência quilombola do Brasil, dedicado a fortalecer comunidades quilombolas em trânsito pela capital. O equipamento representa um marco histórico, fruto do diálogo entre o Governo do Estado, a Sedihpop e importantes organizações do movimento quilombola, que atuarão na gestão compartilhada do espaço.
O espaço funcionará como ponto de apoio social, cultural e educativo, além de ser um lugar de referência para reivindicações de direitos, preservação da memória e fortalecimento da identidade quilombola no Maranhão, estado com o maior número dessas comunidades tradicionais do país.
Durante o ato, também serão assinada a alteração da Secretaria de Igualdade Racial de Extraordinária para Ordinária, o que o patamar de gestão da pasta.
A partir das 17h, a solenidade segue na Praça Gonçalves Dias, com formação do dispositivo oficial, falas de representantes das organizações quilombolas, das secretarias envolvidas e do governador Carlos Brandão.
O evento será encerrado com show da Banda Filhos de Jah, às 18h.
Serviço
O quê:Solenidade de Anúncios e Entregas – Mês da Consciência Negra e coletiva de imprensa;
Quando:Quinta-feira, 27 de novembro de 2025;
Onde:
Às 16h30 - com a inauguração da Casa Quilombola - Rua Rio Branco, nº 09, Centro;
Antes, às 14h, haverá entrega da reforma do CCN Centro de Cultura Negra - Rua dos Guaranis, s/nº, Barés, bairro João Paulo;
Às 17h - Solenidade e encerramento cultural na Praça Gonçalves Dias.