Sexta, 28 de Novembro de 2025
22°C 27°C
Maceió, AL
Publicidade

Governo de Sergipe promove visita de artesãos a trabalhos expostos na Casacor Sergipe 2025

Dos 31 ambientes, 28 têm peças artesanais sergipanas exclusivas, valorizando a história e cultura sergipanas

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
28/11/2025 às 22h00
Governo de Sergipe promove visita de artesãos a trabalhos expostos na Casacor Sergipe 2025
Objetivo foi celebrar o destaque que o artesanato sergipano conquistou na principal na maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo realizada em Sergipe / Fotos: Richard Mayer

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), promoveu um encontro entre artesãos e seus trabalhos expostos na Casacor Sergipe 2025. O objetivo foi celebrar o destaque que o artesanato sergipano conquistou na principal na maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo realizada em Sergipe, que segue até o próximo domingo, 30.

Continua após a publicidade
Anúncio

A edição Casacor Sergipe 2025, com o tema ‘Semear Sonhos’ e proposta de construção de um futuro sustentável, conta com 31 ambientes e uma forte ênfase na identidade local: 28 deles exibem peças artesanais sergipanas exclusivas. O trabalho é fruto da parceria bem-sucedida entre o elenco da Casacor e 26 artesãos sergipanos, que uniram esforços para valorizar a história e a cultura do estado em diferentes tipologias de artesanato. 

Além desses 28 ambientes, a Casa do Artesanato Sergipano também está presente na mostra. A iniciativa é um espaço exclusivo para comercialização de produtos artesanais do estado, de forma colaborativa. Por meio da ação, o artesão recebe os valores sem precisar se deslocar até o espaço após a venda da peça.

O secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, destacou a importância do protagonismo do artesanato sergipano na Casacor. “A Casacor Sergipe se transformou numa ponte entre dois mundos, o mundo da arquitetura, do design, do paisagismo e do artesanato. Dois mundos que não se conversavam, dois mundos muito distantes, e por meio dessa parceria do Governo de Sergipe com a Casacor, foi construída uma ponte que liga dois mundos e que deu muito certo. Nós vemos hoje muitas peças que foram feitas em colaboração entre o artesão e o arquiteto, numa parceria exitosa e que propiciou a abertura de um novo mercado para o artesão sergipano”, destacou.

A artesã ceramista Lúcia Cruz celebrou o destaque que suas peças receberam na capa do anuário da Casacor e ressaltou a importância do apoio da gestão estadual. “Participar com a minha arte na Casacor tem sido um momento muito gratificante na minha trajetória. Quando eu vi que o projeto de Hertha [arquiteta], com a escolha dos meus vasos, foi contemplado e está presente na capa do anuário, para mim foi uma emoção que eu nem sei descrever. Eu agradeço à arquiteta pela escolha das minhas peças, agradeço ao Governo de Sergipe e a todos que colaboraram com esse momento”, enfatizou. 

A artesã Helô Silva, que trabalha com macramê, teve sua peça em destaque na revista nacional da Casacor, compondo o ambiente Alterum Outdoor Living do arquiteto Josef Meris, e comentou sobre como surgiu a parceria. “Eu faço sempre visitação a mostras, a Casacor e quando surgiu a oportunidade pela Seteem, eu apresentei minhas peças no encontro que teve, fiz a demonstração para os arquitetos e oito dias depois, o arquiteto Josef Meris me procurou e disse que gostaria que eu fizesse uma peça para o projeto dele. E aí, foi muito interessante, porque foi um casamento que a gente diz que foi à primeira vista”, explicou. 

A artesã Gorete Gonzaga, que está participando pela segunda vez da edição da Casacor Sergipe, contou como a participação na mostra contribuiu para o seu crescimento profissional. “Estou muito feliz! Quando recebi o convite do arquiteto paisagista Danilo Sobral para fazer essa peça [cabeça] em cerâmica, me surpreendi. Foi um desafio, mas estou muito feliz. A gente está aqui, na Casacor, por meio do governo, de todos da secretaria, que correram atrás o tempo todo, dedicados aos artesãos, valorizando o trabalho de cada um. Foi perfeito. Só tenho a agradecer”, celebrou. 

A Casa do Artesanato Sergipano está implantada na 5ª Casacor Sergipe, no Palácio de Veraneio do Estado de Sergipe, localizado na Avenida Governador Paulo Barreto de Menezes, 2240, no bairro Farolândia, em Aracaju, de terça-feira a sábado, das 16h às 22h e, aos domingos e feriados, das 15h às 21h. A entrada na Casa do Artesanato Sergipano é gratuita, sem necessidade de ingresso, assim como o acesso às operações de bares e restaurantes do espaço, e ao estacionamento. A mostra estará aberta ao público até o domingo, 30.

Arquiteto Josef Meris e artesã Helô Silva
Arquiteto Josef Meris e artesã Helô Silva
Artesã Gorete Gonzaga
Artesã Gorete Gonzaga
Artesã ceramista Lúcia Cruz
Artesã ceramista Lúcia Cruz
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.