
Neste mês de novembro, nos dias 17, 24, 25, 26 e 28, um dos grupos de trabalho técnico da Secretaria de Estado da Transparência e Controle (SETC), formado pelo chefe do Núcleo de Regularidade Fiscal, Ney Marinho; e pelos auditores-fiscais Felipe Muniz e Wesley Teixeira, realizou visitas técnicas a cinco órgãos estaduais. Foram eles: a Secretaria Estadual de Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic); a Fundação Aperipê (Funcap); a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semac); a Secretaria de Estado da Saúde (SES); e o Ipesaúde.
O grupo técnico tem como finalidade orientar servidores que operam com eSocial, atuam no setor financeiro e contabilidade, além de trabalhar na regularização das divergências existentes entre os dados enviados na DIRF-2024 e no eSocial.
A primeira visita do mês ocorreu na Seasic, no dia 18, onde foi apresentada uma análise detalhada do índice de correção dos ajustes necessários para o alinhamento entre eSocial e DIRF-2024. Já a última visita, realizada nesta sexta-feira, 28, teve como destino o Ipesaúde, onde a equipe orientou os servidores sobre técnicas contábeis, soluções estruturais e as principais inconsistências identificadas.
Segundo o diretor do Núcleo de Regularidade Fiscal, Ney Marinho, a proposta é intensificar o compartilhamento de conhecimento entre os órgãos. “Nossa ideia é levar a experiência para os outros órgãos, promovendo a regularidade fiscal governamental, e assim fizemos em diversas entidades. Pretendemos continuar no próximo ano, orientando os colegas e evitando problemas futuros. Essa é a intenção da SETC: orientar, capacitar e evitar futuros transtornos”, frisou.
As visitas técnicas realizadas em novembro consolidam o compromisso da SETC com a transparência, a padronização de processos e a melhoria contínua da gestão fiscal no Estado. A iniciativa fortalece a cooperação entre os órgãos, promove segurança nas informações prestadas e assegura maior eficiência ao serviço público. A expectativa é de que, em 2025, as ações continuem ampliadas, contribuindo para um ambiente administrativo cada vez mais regular, capacitado e integrado.


