
O Piauí recebe, nesta segunda-feira (1º), no Hotel Blue Tree, em Teresina, a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste, com a presença dos governadores da região. Durante o encontro, será eleito o novo presidente da instituição. Além disso, ocorrerá o lançamento do Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN), iniciativa do Consórcio Nordeste em parceria com a Dataprev e a multinacional chinesa Huawei.
A agenda oficial do evento tem início às 14h, com a Assembleia Geral Ordinária (AGO). Os bancos públicos BNDES, BNB, Banco do Brasil, Caixa e Finep anunciarão o resultado do Edital da Chamada Nordeste, destinado a investimentos e projetos estratégicos na região.
Logo depois acontecerá a apresentação do CIAN, que detalhará sua estrutura, objetivos e ações iniciais. Em seguida, serão apresentados dois estudos estratégicos: “Powershoring como estratégia de desenvolvimento”, com o economista Jorge Arbache (ICS), e “Futuro digital do Nordeste”, produzido pelo Banco Mundial.
Na programação consta ainda a assinatura de acordos de cooperação entre cinco instituições: ENAP, Sebrae, Apex, Instituto Ethos e Norgás. Além disso, serão apresentadas as Câmaras Temáticas do Consórcio, cada uma com três minutos, totalizando 45 minutos de exposições.
Também será divulgado o Relatório 2025 do Consórcio Nordeste, acompanhado do vídeo institucional e da entrega do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica. A agenda segue com a aprovação do orçamento de 2026 e a eleição da nova presidência do Consórcio Nordeste para o próximo ano.
O que é o CIAN
O Centro de Inteligência Artificial do Nordeste ( CIAN), integra compromissos bilaterais firmados entre Brasil e China. Está alinhado ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA 2024-2029), com foco em cinco pilares estratégicos: implantação de infraestrutura avançada para IA no Nordeste; formação de especialistas na área; construção de modelos de IA para desafios regionais; transferência de tecnologia entre Brasil e China; e fortalecimento do ecossistema de inovação, estimulando a atração de investimentos e o desenvolvimento socioeconômico.
Imprensa
Os governadores atenderão a imprensa a partir das 10h, conforme forem chegando ao hotel.
A imprensa poderá registrar imagens no início da Assembleia Geral e acompanhar o anúncio do resultado do edital da Chamada Nordeste.
O evento contará com uma sala de espera para os jornalistas.
Ao final da assembleia, por volta das 18h, os governadores concederão entrevista coletiva sobre as pautas deliberadas.
Profissionais de imprensa que farão a cobertura devem se inscrever pelo link
As credenciais serão entregues no local, a partir das 12h. É obrigatório apresentar o crachá do veículo de comunicação.
