Segunda, 01 de Dezembro de 2025
22°C 29°C
Maceió, AL
Publicidade

Defesa Civil forma Núcleo Comunitário de Proteção em São João da Fronteira

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), em parceria com a Codevasf, realizou, na semana passada, treinamento para a formação de mais um Núc...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Piauí
01/12/2025 às 11h31
Defesa Civil forma Núcleo Comunitário de Proteção em São João da Fronteira
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), em parceria com a Codevasf, realizou, na semana passada, treinamento para a formação de mais um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPEDCs), desta vez no município de São João da Fronteira, na Comunidade Pavuna.

Continua após a publicidade
Anúncio

O intuito é compartilhar informações importantes sobre como agir em situações de risco, fortalecer a prevenção e a capacitação dos moradores para o monitoramento de chuvas, por meio dos pluviômetros comunitários.

Segundo a assistente social da Defesa Civil e coordenadora do NUPEDCs, Mariana Medeiros, os treinamentos são focados em comunidades ribeirinhas, associações comunitárias, sindicatos e instituições de base comunitária com interesse em colaborar. “São pessoas que residem em áreas de risco, que recebem um treinamento e uma formação relacionada à preparação para situações de emergência e elas serão multiplicadoras e um elo da Defesa Civil junto à comunidade que vivencia o risco”.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A coordenadora ainda explica que, após a formação, a Defesa Civil leva para os núcleos, pluviômetros, para que eles sejam instalados na comunidade. “A partir daí, a gente vai poder ter dados e informações sobre os índices de chuvas em vários municípios, formando o que a gente chama de rede colaborativa de monitoramento participativo”, destaca Mariana.

O líder comunitário, Amorim Paiva, fala da importância do encontro. “Pela primeira vez estamos recebendo uma formação que vai fortalecer muito a prevenção, segurança e a proteção das nossas comunidades, especialmente aquelas que vivem próximo aos açudes Jaburu e Jenipapo, bem como das demais áreas ribeirinhas. Então, este momento representa avanço e cuidado com as famílias que aqui residem. O núcleo será fundamental para que a própria comunidade tenha conhecimento e autonomia para agir em situações de emergência”, conta.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.