
Virou rotina. Se tem Paralimpíadas Escolares, tem Time SP levantando a taça de campeão. A equipe paulista venceu a principal competição paradesportiva do país para atletas com idade escolar pela 13ª vez em sua história.
Em seis dias de jogos, São Paulo acumulou 401 medalhas, o que lhe garantiu a liderança folgada na classificação por estado, com 725 pontos. Minas Gerais ficou na segunda colocação, com 336 pontos, seguido por Santa Catarina, com 330.
Das 15 modalidades em disputa nas Paralimpíadas, São Paulo saiu vencedora em 10. O atletismo foi o responsável pelo maior número de pódios para a delegação campeã: 179.
“Foram dias intensos e inesquecíveis. Esse 13º título é mais do que uma vitória – é a prova da força, da determinação, do compromisso e do trabalho incansável de toda a nossa equipe. Saímos destas Paralimpíadas Escolares certos de que nossos atletas são a verdadeira razão de todo o nosso orgulho e que vale a pena investir no esporte”, afirma Geiza Silva, coordenadora de paradesporto a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e chefe da delegação do Time SP escolar paralímpico.
As Paralimpíadas Escolares 2025 reuniram 2.056 atletas de todo o país, que competiram em 15 modalidades: atletismo, tênis em cadeira de rodas, halterofilismo, futebol de cegos, basquete em cadeira de rodas 3×3, goalball, taekwondo e rúgbi em cadeira de rodas, natação, vôlei sentado, futebol PC, judô, badminton, tênis de mesa e bocha. São Paulo enviou ao evento uma equipe com 302 atletas, todos classificados via seletivas paralímpicas dos Jogos Escolares do Estado de SP (Jeesp).