
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), realizou, no último sábado, 29, uma Oficina de Fichas Técnicas e Inserção no Sistema PlanPnae, iniciativa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Realizado no horário das 8h às 17h, no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, o encontro ofereceu uma formação prática e teórica sobre o uso adequado das fichas técnicas e o registro correto das preparações no sistema, fortalecendo o alinhamento entre nutricionistas e manipuladores de alimentos da rede pública estadual de ensino.
A oficina teve início às 8h, com o credenciamento e acolhimento dos participantes. Às 8h30 aconteceu a abertura oficial e foi realizada uma dinâmica de apresentação que promoveu a integração inicial do grupo. Na sequência, das 9h10 às 9h30, foram apresentados a justificativa e os objetivos do encontro, introduzindo a importância da formação.
A partir das 9h30, os participantes tiveram acesso ao conteúdo teórico sobre fichas técnicas, abordando composição, preenchimento e padronização, até as 10h30. Após um breve coffee break, foi realizado, às 10h40, o sorteio das preparações que seriam utilizadas nas atividades práticas. Entre 10h50 e 12h, haverá a inserção das receitas no sistema PlanPNAE, com orientação passo a passo, e, das 12h às 13h, os participantes tiveram intervalo para o almoço.
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral esteve na abertura do encontro e reforçou a importância da formação para se ter um cardápio nutricional adequado, com manipulação de alimentos de acordo com a segurança alimentar e processos administrativos na alimentação ajustados ao Plano Nacional de Alimentação Escolar. "Temos uma equipe formada por técnicos na Educação e merendeiros e nutricionistas que integram uma grande engrenagem que faz a alimentação escolar acontecer com qualidade", afirmou.
No turno da tarde, às 13h30, houve a oficina culinária, quando as equipes colocaram em prática as preparações sorteadas, aplicando as orientações das fichas técnicas até as 16h. Em seguida, das 16h às 16h30, os grupos apresentaram os resultados obtidos durante as atividades práticas, compartilhando experiências e aprendizados. Finalizando o evento, entre 16h30 e 17h, houve um momento de esclarecimento de dúvidas e alinhamentos finais, encerrando a formação com uma síntese geral das atividades do dia.
A diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Lucileide Rodrigues, destacou a importância da ação. “Essa iniciativa reforça o compromisso do Governo de Sergipe com a qualidade da alimentação escolar, a correta aplicação dos recursos públicos e a qualificação permanente dos profissionais que atuam no PNAE, assegurando refeições adequadas, seguras e nutricionalmente equilibradas para os estudantes da rede estadual”, pontuou.








