
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará, nesta terça-feira (2), o evento "Educação pela Vida: Juntos no Combate ao Feminicídio". O encontro tem como objetivo promover a conscientização sobre o feminicídio e fortalecer ações preventivas no ambiente administrativo e escolar, utilizando a educação como ferramenta de transformação social.
A programação contará com a participação de autoridades convidadas, que trarão perspectivas institucionais, jurídicas e de segurança pública sobre o tema. Estão confirmadas as presenças da Juíza Dra. Lúcia Heluy, titular da 2ª Vara da Mulher e vice-presidente do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da delegada Kazumi Tanaka, da Delegacia Especializada da Mulher (DEAM) e da Dra. Maria de Ribamar Fernandes Cardoso, presidente da Comissão da Mulher da OAB-MA.
Diante do cenário nacional em que, segundo o Mapa da Segurança Pública de 2025, quatro mulheres são assassinadas por dia no Brasil — sendo a maioria dos casos praticados por companheiros ou ex-parceiros —, a educação se apresenta como um eixo estratégico para a prevenção.
A iniciativa busca promover reflexões sobre relações igualitárias, respeito, identificação de sinais de violência e acesso à redes de proteção, reforçando o compromisso institucional com a construção de uma cultura de paz e a proteção de meninas e mulheres.
Serviço:
O quê:Educação pela Vida: Juntos no Combate ao Feminicídio
Quando:02 de dezembro, às 9h
Local:Secretaria de Estado da Educação (Anexo)
Sugestão de sonora:
- Secretária de Educação, Jandira Dias;
- Juíza Dra. Lúcia Heluy, titular da 2ª Vara da Mulher e vice-presidente do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher;
- Kazumi Tanaka, titular da Delegacia Especializada da Mulher (DEAM);
- Dra. Maria de Ribamar Fernandes Cardoso, presidente da Comissão da Mulher da OAB-MA.