Terça, 02 de Dezembro de 2025
21°C 32°C
Maceió, AL
Publicidade

Divulgados os finalistas do Festival Anual da Canção Estudantil 2025

O Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) de 2025 já tem seus finalistas. Após uma série de etapas territoriais, uma comissão de jurados técnico...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Bahia
02/12/2025 às 11h23
Divulgados os finalistas do Festival Anual da Canção Estudantil 2025
Foto: Carol Garrido

O Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) de 2025 já tem seus finalistas. Após uma série de etapas territoriais, uma comissão de jurados técnicos se reuniu, na segunda-feira (01), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), para selecionar as composições  que participarão da final no Encontro Estudantil da Bahia, entre 9 e 11 de dezembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Continua após a publicidade
Anúncio

A comissão, composta pelos professores de música Emilie Lapa, Ivan Bastos, Alexandre Vieira e Eric Barreto e pela atriz, compositora e educadora Natalyne Santos, avaliou 27 canções, uma de cada Núcleo Territorial de Educação (NTE), e, utilizando critérios como letra, melodia e relação da música com a história, cultura e realidade dos territórios por elas representados, definiu as 13 finalistas.

Neste ano de 2025, o festival teve 1.249 canções inscritas. Desse total, foram pré-selecionadas 27 músicas, uma por NTE, que foram submetidas ao grupo de jurados para definição das finalistas. As canções selecionadas serão apresentadas durante o Encontro Estudantil 2025 e três serão premiadas.

“O FACE 2025 está vindo com grandes produções. Acompanhamos a seleção das canções com os jurados técnicos e ficamos muito impressionados com a qualidade com que os territórios vêm produzindo suas canções. A cada ano eles estão melhorando, e 2025 não foi diferente”, destacou a coordenadora de Arte e Cultura da rede estadual de educação, Djenani Santos. “Temos representatividades muito bacanas que irão para o encontro estudantil e que vão fazer o público vibrar, porque  tem muita coisa boa, estudantes com performances incríveis. Será o melhor festival dos últimos tempos”, completou.

“Este festival é muito importante, porque ele aponta oportunidades, abre portas para estes jovens de escolas públicas e potencializa um lugar de visibilidade para estes estudantes, que são muito talentosos e imersos em um contexto criativo. Acredito que o FACE possibilita o despertar, o mostrar, o revelar destes meninos e meninas. Podem esperar as melhores composições. As músicas estão muito potentes em vários sentidos, criativas, com riqueza melódica, engajamento, letramento racial, trazendo muitas potencialidades. Fiquei muito feliz com o que eu vi”, contou a compositora, Natalyne Santos.

“É uma proposta muito importante no que diz respeito ao incentivo à produção cultural no setor da música. Penso que este tipo de iniciativa proporciona um ambiente muito saudável e importante para estimular estes jovens a desenvolverem este lado artístico através da poesia, do desenvolvimento técnico dentro da música e explorando temáticas muito potentes. A edição de 2025 está muito rica. A qualidade das canções, das poesias, as produções, a forma como foram gravadas, muita criatividade, inventividade, enfim, tudo muito bem feito”, afirmou o professor de música, Alexandre Vieira.

O Festival Anual da Canção Estudantil (Face) é uma iniciativa pedagógica para implementação de políticas culturais com a juventude estudantil no campo da arte musical desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) desde 2007, promovendo o desenvolvimento do ensino da música e o estímulo à criação musical nos contextos escolares da rede estadual.

Por meio deste projeto, os estudantes têm a oportunidade de revelar o talento para a música, criando composições que rompem os muros das escolas e podem ser divulgados para todo o estado. O objetivo é valorizar a cultura, desenvolver a autoestima e mostrar o potencial dos estudantes.

Conheças as finalistas:

Monstros à solta

Colégio: Colégio Estadual Dulcina Cruz Lima

Estudante: Emanully Victória da Silva

77,15,32

Colégio: Colégio Estadual Doutor Eliel da Silva Martins

Estudante: João Pedro Sales

Terra do esquecidos

Colégio: Colégio Estadual de Tempo Integral Castro Alves

Estudante: Angelo Gabriel da Silva

Do Sertão Maria Bonita e Flor de Mandacaru

Colégio: Colégio Estadual São Sebastião

Estudante: Leticia Santos de Jesus e Sthafany Trindade Ribeiro

Preservar é preciso

Colégio: Colégio Estadual de Tempo Integral Felipe Cassiano

Estudante: Lucas Santiago Silva e Elionae de Jesus Resutti

Pra domingo eu te encontrar

Colégio: Colégio Estadual de Tempo Integral Santa Cruz

Estudante: Maria Clara Costa Pereira

Dois de Julho em chamas

Colégio: Colégio Estadual de Tempo Integral Alfredo Dutra

Estudante: Caio Santana dos Santos

Porto Seguro

Colégio: Colégio Estadual Antônio Rodrigues Viana

Estudante: Maria Isabele Correia de Oliveira

Coração das margens

Colégio: Colégio Estadual de Tempo Integral Monsenhor Turibio Vilanova

Estudante: Júlia Maria Vieira Nogueira e Jade Nogueira

Efêmero dia

Colégio: Colégio Estadual de Tempo Integral Roberto Santos

Estudante: Aykon Damasceno Santana e Victor Gabriel Nunes de Oliveira

De Angola pro Brasil

Colégio: Colégio Estadual do Campo de Mutãs

Estudante: Edivaldo do Nascimento Carvalho

Eu sou

Colégio: Colégio Estadual de Tempo Integral Carolina Maria de Jesus

Estudante: Kaio Oliveira de Jesus

Meu Brasil, meu Sertão

Colégio: Colégio Estadual de Tempo Integral Nelson Maia

Estudante: Maria Mirian Eduarda Silva Damasceno

Foto: Carol Garrido/IAT/Divulgação

Fonte

Ascom/SEC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.