
A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realizou vistoria técnica em uma propriedade rural no município de Arauá, que está em processo de licenciamento ambiental. De acordo com a legislação estadual de licenciamento, a vistoria é uma etapa importante, destinada à verificação das condições do empreendimento, a fim de garantir que a atividade atenda aos critérios de sustentabilidade e conformidade ambiental.
Durante a inspeção, foi constatada a presença de uma nascente (olho d’água) dentro da área da propriedade, elemento que exige atenção especial do órgão regulador, devido à sua importância para a manutenção dos recursos hídricos.
A equipe técnica da Adema verificou que, tanto a área de Reserva Legal (RL) quanto as Áreas de Preservação Permanente (APP) encontram-se preservadas. O plantio (milho e macaxeira) já está implantado e, segundo o proprietário, deverá ser ampliado respeitando as normas vigentes.
De acordo com a analista ambiental da Adema, Janice Soares, “o produtor também recebeu as orientações necessárias para o uso adequado do solo, incluindo o distanciamento correto entre o plantio e as áreas de vegetação nativa, a adoção de cuidados específicos com o olho d’água e as recomendações sobre o uso responsável de fertilizantes, de forma a evitar impactos ao ecossistema local”.
Com esse acompanhamento, o órgão ambiental reforça seu compromisso de assegurar que a atividade desenvolvida na propriedade esteja em conformidade com a legislação e alinhada à preservação ambiental, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais.


