Terça, 02 de Dezembro de 2025
21°C 32°C
Maceió, AL
Publicidade

Seplan debate Equidade Racial na Gestão Pública e lança banco de currículos para pessoas negras nesta quinta (4)

A Secretaria do Planejamento (Seplan) realiza, nesta quinta-feira (4), o Seminário “Equidade Racial na Gestão Pública”, evento que integra as ações...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Piauí
02/12/2025 às 18h47
Seplan debate Equidade Racial na Gestão Pública e lança banco de currículos para pessoas negras nesta quinta (4)
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria do Planejamento (Seplan) realiza, nesta quinta-feira (4), o Seminário “Equidade Racial na Gestão Pública”, evento que integra as ações do Comitê Permanente de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão do órgão e busca fortalecer o debate sobre diversidade no serviço público, reafirmando o compromisso do governo estadual com políticas que ampliem a participação e o respeito às diferenças.

Continua após a publicidade
Anúncio

A programação contará com apresentação cultural, mesa-redonda sobre desafios e estratégias para institucionalizar a equidade racial na gestão pública e o lançamento do projeto “Baobá Conexões”, um banco de currículos destinado a pessoas negras, criado para ampliar oportunidades e garantir maior representatividade dentro do órgão.

De acordo com Isadora Lemos, gerente de Políticas Setoriais da Seplan, o projeto nasceu a partir da participação em uma formação promovida pela Motriz, instituição voltada ao fortalecimento do serviço público.

“A ideia surgiu a partir de uma formação com mais três servidores da secretaria, que tem um enfoque muito grande em fortalecer pessoas que fazem parte do serviço público. A Motriz tem uma trilha voltada especificamente para pessoas negras no serviço público, chamada Ubuntu. A partir dessa trilha, tivemos aulas online e um momento presencial no Rio de Janeiro, onde tivemos a possibilidade de ser um dos grupos selecionados para apresentar o nosso projeto”, explica a gerente.

Segundo Isadora, o Baobá Conexões foi concebido como uma ferramenta dinâmica e contínua. “A ideia é trazer essa representatividade de forma que ela permaneça. Esse banco de talentos se propõe a ser algo que pode ser atualizado e reformulado. O grande foco é fazer com que a representatividade de pessoas negras na serviço público não diminua”, afirma a dirigente, acrescentando que, com o seminário, a Secretaria do Planejamento reforça o compromisso com uma gestão pública mais plural, inclusiva e alinhada às demandas contemporâneas por justiça racial e equidade.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.