
O Piauí firmou, nessa terça-feira (2), um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria do Planejamento (Seplan) e a Desenvolve-SE, do estado de Sergipe, para o desenvolvimento de painéis gerenciais e mapas interativos voltados aos setores de energia e mineração. A tecnologia, criada por equipes piauienses, utiliza bases de dados públicas e institucionais para subsidiar o planejamento estratégico estadual.
O intercâmbio de informações entre os dois estados já vinha ocorrendo há alguns meses, por meio de reuniões virtuais entre as equipes. Os mapas chamaram a atenção do governo sergipano durante a Brazil Energy Conference 2025, onde foram lançados oficialmente. Eles apresentam os Painéis Setoriais de Mineração e Energias, que consolidam dados estratégicos para formulação de políticas públicas, atração de investimentos e produção científica, oferecendo uma visão integrada do potencial energético e mineral do Piauí.

De acordo com Milton Andrade, diretor-presidente da Desenvolve-SE, o Piauí tem se destacado em diversas frentes, e os novos mapas representam mais uma inovação com potencial de inspiração para outros estados. “Solicitamos esse suporte à Secretaria de Planejamento do Piauí para que pudéssemos levar essa tecnologia para Sergipe, e fomos muito bem acolhidos por toda a equipe da Seplan. Temos eterna gratidão pela parceria firmada, que nos permitirá mais clareza nos dados, agilidade nas informações e, com certeza, será a primeira de muitas cooperações”, afirmou o gestor.

Após a divulgação oficial dos painéis, que estão disponíveis ao público, Sergipe foi o primeiro estado a demonstrar interesse em replicar a ferramenta como forma de organizar dados e atrair novos investimentos.
“O Nordeste tem grande potencial mineral e em energias limpas, e esses painéis nos mostram como esse potencial pode ser trabalhado a favor de políticas públicas de desenvolvimento socioeconómico. Esse interesse demonstra nosso alinhamento com o avanço tecnológico e a organização de dados em tempo real para o desenvolvimento de ações estratégicas”, destacou Washington Bonfim, secretário do Planejamento.

Painés do Piauí
Os painéis foram lançados em junho, durante a Brazil Energy Conference 2025, como parte do Observatório de Dados de Mineração e Energia. O Painel Energético, com dados atualizados e visualizações interativas, e o Mapa Geoelétrico do Piauí podem ser acessados no site da Seplan ou clicando aqui.