});
Sábado, 13 de Junho de 2026
23°C 27°C
Maceió, AL

Piauí firma parceria com Sergipe para o desenvolvimento de painéis de energia e mineração

O Piauí firmou, nessa terça-feira (2), um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria do Planejamento (Seplan) e a Desenvolve-SE, do estado de ...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Piauí
03/12/2025 às 17h10
Piauí firma parceria com Sergipe para o desenvolvimento de painéis de energia e mineração
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Piauí firmou, nessa terça-feira (2), um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria do Planejamento (Seplan) e a Desenvolve-SE, do estado de Sergipe, para o desenvolvimento de painéis gerenciais e mapas interativos voltados aos setores de energia e mineração. A tecnologia, criada por equipes piauienses, utiliza bases de dados públicas e institucionais para subsidiar o planejamento estratégico estadual.

Continua após a publicidade
Anúncio

O intercâmbio de informações entre os dois estados já vinha ocorrendo há alguns meses, por meio de reuniões virtuais entre as equipes. Os mapas chamaram a atenção do governo sergipano durante a Brazil Energy Conference 2025, onde foram lançados oficialmente. Eles apresentam os Painéis Setoriais de Mineração e Energias, que consolidam dados estratégicos para formulação de políticas públicas, atração de investimentos e produção científica, oferecendo uma visão integrada do potencial energético e mineral do Piauí.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

De acordo com Milton Andrade, diretor-presidente da Desenvolve-SE, o Piauí tem se destacado em diversas frentes, e os novos mapas representam mais uma inovação com potencial de inspiração para outros estados. “Solicitamos esse suporte à Secretaria de Planejamento do Piauí para que pudéssemos levar essa tecnologia para Sergipe, e fomos muito bem acolhidos por toda a equipe da Seplan. Temos eterna gratidão pela parceria firmada, que nos permitirá mais clareza nos dados, agilidade nas informações e, com certeza, será a primeira de muitas cooperações”, afirmou o gestor.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Após a divulgação oficial dos painéis, que estão disponíveis ao público, Sergipe foi o primeiro estado a demonstrar interesse em replicar a ferramenta como forma de organizar dados e atrair novos investimentos.

“O Nordeste tem grande potencial mineral e em energias limpas, e esses painéis nos mostram como esse potencial pode ser trabalhado a favor de políticas públicas de desenvolvimento socioeconómico. Esse interesse demonstra nosso alinhamento com o avanço tecnológico e a organização de dados em tempo real para o desenvolvimento de ações estratégicas”, destacou Washington Bonfim, secretário do Planejamento.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Painés do Piauí

Os painéis foram lançados em junho, durante a Brazil Energy Conference 2025, como parte do Observatório de Dados de Mineração e Energia. O Painel Energético, com dados atualizados e visualizações interativas, e o Mapa Geoelétrico do Piauí podem ser acessados no site da Seplan ou clicando aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Maceió, AL
24°
Parcialmente nublado
Mín. 23° Máx. 27°
25° Sensação
0.82 km/h Vento
83% Umidade
67% (0.72mm) Chance chuva
05h36 Nascer do sol
17h09 Pôr do sol
Domingo
27° 24°
Segunda
27° 24°
Terça
27° 24°
Quarta
27° 23°
Quinta
27° 25°
Economia
Dólar
R$ 5,06 +0,06%
Euro
R$ 5,85 +0,08%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 341,058,38 +0,09%
Ibovespa
171,132,66 pts -0.21%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada