Quinta, 04 de Dezembro de 2025
23°C 32°C
Maceió, AL
Publicidade

Unesp ocupa quarta posição entre instituições da América Latina

Universidade subiu uma colocação em relação ao resultado obtido no ano passado em ranking britânico

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom SP
04/12/2025 às 09h06
Unesp ocupa quarta posição entre instituições da América Latina
O levantamento deste ano classificou 226 instituições de ensino superior em 16 países da América Latina Foto: Wikimedia Commons

O ranking publicado pela consultoria Times Higher Education (THE) nesta quarta-feira (dia 3) apontou a Unesp como a quarta melhor universidade da América Latina. O resultado significa uma melhora em relação à posição na edição do ano passado, quando ficou na quinta colocação. O levantamento deste ano classificou 226 instituições de ensino superior em 16 países da região.

Continua após a publicidade
Anúncio

A primeira posição do ranking ficou com a USP, seguida pela Unicamp e pela Pontifícia Universidade Católica de Chile, segunda e terceira colocadas, respectivamente. Unesp e UFRJ ficaram empatadas na quarta posição. No total, 69 universidades brasileiras figuram no ranking, sendo que o país possui 7 entre as 10 primeiras posições da classificação.

O resultado completo do ranking pode ser visto neste link .

Para ranquear as universidades, a metodologia elaborada pela consultoria britânica Times Higher Education considera 16 indicadores de desempenho ponderados, que são agrupados em cinco áreas principais: Ensino, Ambiente de Pesquisa, Qualidade da Pesquisa, Indústria e Perspectiva Internacional.

A área em que a Unesp teve sua melhor pontuação foi em Ensino, área em que teve o terceiro melhor resultado entre as universidades. Em Ambiente de Pesquisa, a Universidade ficou na sexta colocação, enquanto em Qualidade da Pesquisa e Indústria ocupou a nona posição. Na área de Perspectiva Internacional, a Unesp foi classificada no 70º lugar.

Detalhes da metodologia do ranking podem ser obtidos na página da THE .

Neste ano, mudanças metodológicas afetaram os resultados da edição latino-americana do ranking. A pontuação, que anteriormente era estabelecida a partir da comparação entre as universidades da região, neste ano incorporou o ranqueamento mundial, como é feito na edição global, o que levou a alterações significativas nas pontuações e mudanças nas posições de algumas instituições.

A Unesp e os rankings

A Comissão dos Rankings da Unesp esclarece que os resultados de rankings não representam os objetivos da instituição nem a visão de futuro da Universidade, com elevado grau de comprometimento com a pesquisa aplicada às realidades de transformação das condições socioeconômicas e ambientais do Estado de São Paulo e, de modo geral, do Brasil. Os resultados, entretanto, são relevantes porque mostram as consequências das ações que são realizadas continuamente pela Universidade Estadual Paulista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.