
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), dá início a uma sequência de três consultas públicas que compõem a elaboração do Plano Estadual de Ações Climáticas (Peac). As reuniões contemplarão as três grandes regiões do estado: sertão, agreste e litoral. A primeira reunião acontece em Nossa Senhora da Glória, em 10 de dezembro, a partir das 8h, no Campus Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizado na Rodovia Engenheiro Jorge Neto, Km 3.
Em seguida, as consultas públicas acontecem nos municípios de Lagarto e em Aracaju, nos dias 16 e 18 de dezembro, respectivamente. Os encontros são abertos a todos os interessados em contribuir com a construção de políticas públicas e estratégias para mitigação de impactos e adaptação às mudanças climáticas.
O Plano Estadual de Ações Climáticas vai orientar a formulação de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da resiliência, a adaptação da sociedade e a promoção de ações que contribuam com a descarbonização do país, alinhando Sergipe aos compromissos internacionais de sustentabilidade.
A iniciativa integra a fase de Governança, que é a quarta etapa das cinco previstas pela Fundação Instituto de Administração (FIA) para elaboração do Plano Estadual de Ações Climáticas, que tem prazo de conclusão para 2026.
Para a etapa das consultas públicas, a Semac, em parceria com a FIA, leva o diagnóstico e as propostas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas para apresentação à sociedade. O objetivo é construir, junto às comunidades locais, políticas públicas relacionadas à emergência do clima. Também há o foco em diminuir a desigualdade social e proteger os povos e comunidades tradicionais, cultura e recursos naturais, garantindo o desenvolvimento sustentável dessas regiões.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Menezes Dias, destacou a importância deste momento de diálogo. “A realização dessas consultas públicas é um momento vital para ouvirmos, de forma direta, as demandas e saberes da população sergipana sobre os caminhos que queremos seguir diante das mudanças climáticas. Convido a sociedade civil organizada, os governos municipais, as entidades públicas, as comunidades tradicionais e toda a população a participarem ativamente para que o Plano Estadual de Ações Climáticas seja construído de maneira plural. Só com diálogo e participação vamos garantir soluções que promovam resiliência, reduzam desigualdades e protejam nossos territórios e modos de vida”, afirmou.
Confira o calendário das consultas Públicas para elaboração do Plano Estadual de Ações Climáticas (Peac):
Sertão
Data:10/12/25
Hora: 8h às 12h
Local: Campus Sertão, Universidade Federal de Sergipe (UFS), rodovia Engenheiro Jorge Neto, km 3, Nossa Senhora da Glória (SE)
Agreste
Data: 16/12/2025
Hora: 8h às 12h
Local: Campus Lagarto, Universidade Federal de Sergipe (UFS), avenida Governador Marcelo Déda, 13, Centro, Lagarto (SE).
Litoral - Aracaju
Data: 18/12/2025
Hora: 8h às 12h
Local: Auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise). Av. José Carlos Silva, nº 4444, Bairro Inácio Barbosa.