
A cidadede Itapororoca sedia, nesta sexta-feira(5)e sábado(6), a 1ª Expo Abacaxi e a 1ª Mostra de Caprinos Leiteiros do Litoral. Durante a programação, ocorre o Seminário Estadual da Abacaxicultura com uma série de palestras abordando o cultivo dofruto. O evento é uma realização da Prefeitura de Itaporanga em parceria com o Governo da Paraíba,por meioda Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB).
O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, destaca a participação de Itapororoca no roteiro de feiras e exposições e ressalta como o Circuito Paraíba Agronegócios abrange toda a Paraíba como uma grande vitrine para o produtor rural. “As feiras e exposições do agro são espaços para quem produz mostrar o seu produto, para fazer negócios, gerar renda, além de movimentar a economia da região onde o município está localizado”, afirma.
Na 1ª Expo Abacaxi, o primeiro dia do evento terá palestras sobre cultivo do abacaxi orgânico, controle de pragas, acesso a crédito, inovações tecnológicas, manejo e fertilidade dos solos, comércio e logística, entre outros temas que serão abordados por especialistas na cultura.
No sábado, além das palestras, serão realizadas a Feira da Agricultura Familiar, Artesanato e Agroindústria, além da gincana temática “Sabe Tudo do Abacaxi”, a Culinária Show, com receitas inovadoras com abacaxi e o espaço gastronômico e Barman Show.
Já a 1ª Mostra de Caprinos Leiteiros do Litoral, que ocorre paralelamente, terá mostra de animais, concurso leiteiro e de raças.
Na programação musical, DJ Triston é a atração desta sexta-feira; enquanto Ediwson Santos, Paulinho e Flávia, Fábio e Eliana se apresentam no sábado.
Também são parceiros do evento, o Sebrae-PB, Banco do Nordeste, Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB),Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Appaco), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Governo Federal e Sindicato Rural de Araçagi.