
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Regulação e Avaliação da Assistência (Gerav) e da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), encerra, nesta quinta-feira (4), no auditório do Hospital da Mulher D. Creuza Pires, em João Pessoa, mais uma capacitação do sistema e-SUS Regulação. A formação, que iniciou na terça-feira (2), é promovida em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), com o objetivo de garantir uma transição segura, eficiente e integrada do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) para o e-SUS Regulação, preservando todo o fluxo regulatório já estruturado no estado.
Estão participando desta etapa profissionais de 26 municípios, reforçando o avanço da modernização da regulação em saúde no território paraibano. Para a gerente executiva de Regulação e Avaliação da Assistência, Lidiane Nascimento, o momento é estratégico para consolidar melhorias importantes na rede. “Este é um passo essencial para aprimorarmos ainda mais a regulação em saúde na Paraíba. A capacitação permite que gestores e técnicos compreendam o potencial do novo sistema e fortaleçam a integração necessária para garantir um cuidado mais ágil, organizado e eficiente à população”, destacou.
O gerente de Tecnologia e Informação em Saúde da Paraíba, Kleyber Dantas, ressaltou que, desde 2023, o Governo do Estado vem trabalhando na unificação das aplicações estaduais e municipais dentro da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), utilizando plataformas integradas como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e-SUS. “A plataforma Sisreg tem nos servido até aqui como um importante sistema de regulação, mas trata-se de uma tecnologia que já não acompanha mais as exigências atuais da conectividade e dos dispositivos modernos. Essa migração representa uma mudança de paradigma após 20 anos de uso do sistema atual, mas é necessária para garantir evolução, estabilidade e novas possibilidades para o futuro da regulação em saúde”.
O e-SUS Regulação é um sistema de informação gratuito oferecido pelo Ministério da Saúde para a regulação assistencial e substituirá gradativamente o Sisreg. O novo sistema interage diretamente com a RNDS, sem necessidade de atuação das Secretarias de Saúde no envio das filas, e reúne todas as funcionalidades necessárias para a regulação ambulatorial em uma plataforma moderna, segura, robusta e funcional.


