
O Selo Educadora FM Independente promove o álbum ‘Blues do Delta do Paraguaçu’, novo projeto do produtor musical e pesquisador, Julio Caldas. A iniciativa divulga lançamentos de álbuns e EPs de artistas independentes por meio da Rádio Educadora FM, da TVE e das redes sociais das emissoras.
Julio Caldas lançou sete álbuns autorais e tem sua trajetória dedicada aos instrumentos de cordas dedilhadas. Com mais de três décadas na música, ele tocou ao lado de grandes artistas como Beth Carvalho, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Pepeu Gomes e Danilo Caymmi. Foi integrante da banda Café com Blues, se destacou como produtor e idealizador dos projetos Mostra de Guitarra Baiana, Circuito e Trio de Guitarra Baiana. Além de indicações ao Troféu Caymmi e o Prêmio de Música Brasileira, acumula prêmios e reconhecimentos, como o Troféu Dodô e Osmar.
O álbum ‘Blues do Delta do Paraguaçu’, com dez faixas autorais, propõe uma fusão entre o Delta Blues norte-americano e a riqueza cultural da Bahia, resultando em uma experiência sonora acústica. Com arranjos marcados por violões de aço, dobro e Lap Steel, tocados por Julio, as canções exploram temáticas que transitam entre lirismo poético, espiritualidade e reflexão social. O título faz um trocadilho poético com o ‘Blues do Delta do Mississippi’, transportando o conceito para o Rio Paraguaçu, símbolo de ancestralidade das travessias históricas que moldaram a música e a cultura do Recôncavo Baiano.
A promoção do trabalho de Julio Caldas acontece entre os dias 08 a 14 de dezembro, durante toda a programação da rádio, na TVE e nas redes sociais. Na sexta-feira (12), a partir das 12h, o artista participa de entrevistas nos programas Multicultura, na Educadora FM, e TVE Revista. A seleção para o Selo Educadora FM Independente ocorre a cada mês e as inscrições permanecem abertas durante todo o ano. Este ano, a premiação foi ampliada, passando de R$5 mil para R$10 mil por artista selecionado. Mais informações em www.educadorafm.ba.gov.br.  ;
Fonte: Ascom/Irdeb