
Foi realizado, nesta sexta-feira (5), no Auditório da Escola Fazendária, em Teresina, o “Ciclo de Debates: Gestão Ética e Prevenção ao Assédio no Serviço Público”. A iniciativa é da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), em parceria com a Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (Egepi), a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE). O evento foi destinado a gestores dos órgãos e entidades do Governo do Estado do Piauí.
A atividade integra as ações da Campanha Sem Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho, que busca enfrentar diversas formas de violência e discriminação, com foco especial na proteção das mulheres servidoras. Durante o seminário, foram debatidos protocolos, medidas e mecanismos de prevenção ao assédio moral e sexual, reforçando o compromisso por ambientes institucionais mais seguros, acolhedores e respeitosos. Na ocasião, a Sempi também lançou a Cartilha Sem Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho.

A diretora de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política da Sempi, Ivana Amorim, destacou o caráter estratégico do momento. “Hoje lançamos a cartilha Sem Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho, fruto do Acordo de Cooperação Técnica firmado este ano entre Sempi, Sead, Ouvidoria e Controladoria. Passamos o ano discutindo a prevenção aos assédios no ambiente de trabalho e, em 2026, vamos levar esse debate diretamente aos órgãos, somando esforços com outros programas e projetos dessas secretarias. As qualificações e capacitações, como a que acontece aqui hoje, contam com palestrantes e especialistas que ajudam a ampliar a prevenção e a sensibilização, fazendo com que essa mensagem chegue a todos os colaboradores, especialmente aos gestores.”
O diretor da Egepi, Carlos Alberto Moura, ressaltou o papel das lideranças na transformação institucional. “Este evento é mais um passo dentro do trabalho que já vem sendo desenvolvido entre essas secretarias, para sensibilizar os gestores sobre uma temática que se insere em um dos eixos da escola: o comportamento inclusivo. São assuntos que, muitas vezes, geram desconforto, mas são estratégicos e essenciais para avançarmos na maturidade da gestão pública. A mudança cultural acontece de cima para baixo. Sem que gestores compreendam sua responsabilidade e sua participação no combate ao assédio, seja moral ou sexual, estaremos apenas nadando contra a corrente. É preciso somar forças, especialmente com quem ocupa posições estratégicas.”

A controladora-geral do Estado, Amparo Esmério, reforçou a importância da disseminação das informações. “Este ciclo de palestras foi muito importante para refletirmos sobre nosso ambiente de trabalho. A publicação da cartilha amplia a divulgação da temática, que precisa chegar a todos os órgãos. Para nós, que convivemos diariamente no ambiente interno, é fundamental que as relações sejam pautadas pela harmonia e pela igualdade. Que venham outros ciclos como este.”

O ouvidor-geral do Estado do Piauí, Raimundo Dutra de Araújo, enfatizou o alinhamento institucional na construção das ações. “Este seminário é um marco importante dentro da construção coletiva do Acordo de Cooperação Técnica que reúne a Secretaria das Mulheres, a Ouvidoria-Geral, a Controladoria-Geral e a Secretaria de Administração. É o Governo do Piauí se posicionando de maneira firme e significativa contra o assédio moral e sexual. O lançamento da cartilha é um momento fundamental, pois nos oferece mais um instrumento para combater e eliminar o assédio no serviço público.”
Leia a cartilha aqui: CARTILHA Sem Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho