
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) e da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), participou do 95º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), entre os dias 3 e 5 de dezembro, no Rio de Janeiro (RJ). O evento reuniu representantes de todos os governos estaduais e do Governo Federal para dialogar sobre as atividades realizadas durante o ano de 2025 e sobre temáticas relevantes ao desenvolvimento da gestão pública.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, que também é diretor Regional Nordeste e membro do Conselho Técnico-Científico do Congresso Conseplan, ressaltou a importância do Fórum para o intercâmbio de experiências entre Estados. “Aqui, debatemos uma série de temas que contribuem para que os Estados possam cooperar entre si e avançar na construção de pautas estratégicas, como revisão dos gastos, avaliação de políticas, a qualidade do orçamento público e uma série de outras questões que fazem com que o planejamento possa estar a serviço de resultado, com foco na entrega das políticas públicas”, destacou.
A programação contemplou a apresentação dos resultados obtidos pelos cinco Grupos de Trabalho (GTs) do Conseplan, tratando sobre temáticas como Gestão de Investimentos Públicos, Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos, Monitoramento e Avaliação, Planejamento de Longo Prazo e Comunicação. Os GTs apresentaram painéis acerca dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos e plano de ação e atividades para 2026, com a finalidade de estimular a troca de ideias e possibilitar novas abordagens entre as diferentes áreas de estudo. Nesta edição, a reunião dos grupos de trabalho foi estendida e ocorreu em dois dias de programação.
Para a superintendente de Orçamento da Seplan, que integra o GT de Orçamento e Revisão de Gastos do Conseplan, Alessandra Brandão, a participação no fórum permite o intercâmbio de conhecimento e a qualificação das equipes para atuação local. “É o momento que saímos da atuação do dia a dia na secretaria para dialogar com outros estados, entender as diferentes realidades e como elas podem contribuir para aprimorar nossos processos de trabalho”, destacou.
As atividades integraram painel sobre a Estratégia Brasil 2050, apresentado pela secretária Nacional de Planejamento, do Ministério de Planejamento e Orçamento (MPO), Virgínia de Ângelis, e o lançamento da 2ª edição da Revista Conseplan e do 2º Congresso Conseplan, que será realizado em 2026, em Brasília (DF). Na programação do segundo dia, os participantes também acompanharam painéis temáticos sobre planejamento e orçamento e os conselheiros integraram reunião para debater tópicos internos. No último dia de agenda, o secretário da Seplan, Julio Filgueira, presidiu a mesa principal do Fórum e conduziu os painéis temáticos sobre orçamento e avaliação de políticas públicas e a apresentação do case Governo Digital no Brasil.
Participaram do evento, o secretário da Seplan, Julio Filgueira, a superintendente de Orçamento, Alessandra Brandão, o superintendente de Planejamento, Pedro Marafelli e a assessora de Comunicação, Danielle Menezes, além do diretor da Agência Desenvolve-se, Guilherme Rebouças, que integra um dos GTs.
Sobre o Conseplan
O Conselho de Secretários Estaduais do Planejamento é uma entidade que promove a integração e o fortalecimento da gestão pública no Brasil. Com foco na colaboração entre os estados, o conselho busca desenvolver políticas públicas mais eficientes, de modo a fomentar o diálogo e a troca de experiências entre os gestores estaduais de planejamento.
Para isso, o Conseplan realiza fóruns regulares ao longo do ano, reunindo secretários de Planejamento e Orçamento e gestores governamentais que integram os grupos de trabalho por eixos temáticos, com foco nas discussões orçamentárias e de planejamento estratégico. Neste ano, Sergipe sediou um dos fóruns, recebendo representantes que atuam no executivo dos estados do país.



