
Luzes, cores, magia natalina e geração de renda para os sergipanos marcaram a abertura da terceira edição da Vila do Natal Iluminado, promovida pelo Governo de Sergipe, que aconteceu nessa sexta-feira, 5, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia. A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) está presente, com espaços destinados ao Artesanato Sergipano, com sua riqueza e diversidade de tipologias, e à Economia Solidária, com o melhor da culinária local.
Com o tema ‘Viva à magia que transforma’, o evento conta com ampla estrutura, com montanha-russa, pista de patinação no gelo, Casa do Papai Noel, teatro com 80 lugares, espaço multissensorial, Árvore de Natal de 20 metros de altura e diversas atrações voltadas ao público de todas as idades. A Vila do Natal Iluminado também é espaço para geração de renda para os sergipanos, movimentando a economia. São 36 artesãos, 3 associações (15 municípios) e 12 empreendedores da Economia Solidária que comercializam seus produtos na Vila, que funciona até o dia 28 de dezembro.
O secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, destacou a importância das Vilas, que foram criadas pela atual gestão estadual, como espaços para receber os turistas, propiciar oportunidades para o sergipano mostrar o seu talento e gerar renda. “A Vila do Natal é um momento de celebração. Este foi o ano do emprego, na história de Sergipe, que mais gerou oportunidades. Nós atingimos o maior número de sergipanos trabalhando de carteira assinada, a menor taxa de desemprego da história. É um momento de celebração e também de reconhecer esse ambiente que faz a roda da economia girar, que gera oportunidades para os grandes hotéis, para os grandes empreendimentos, mas também gera oportunidades para o pequeno empreendedor, para quem está começando, para quem participou dos cursos do programa Qualifica Sergipe, para quem está participando dos cursos do programa Primeiro Emprego. Então, é um momento oportuno de celebrarmos este ano tão mágico”, destacou.
Para o artesão Fabiano Lino, que trabalha com reaproveitamento de galhos, o espaço é importante para a divulgação de seu trabalho. “Eu acho muito importante essa oportunidade de mostrar o trabalho que eu faço, porque o meu objetivo é levar essa arte para o maior número de pessoas possível. A oportunidade de estar aqui na Vila do Natal me garante isso, que as pessoas vão conhecer o meu trabalho. É um trabalho que eu faço com reaproveitamento de galhos, que são de podas, de cortes, que iam para o descarte. Consegui ver esse movimento da capoeira nos galhos e assim surgiu ‘Capoeira de Galho em Galho’, meu trabalho”, enfatizou.
A empreendedora da Economia Solidária, Natália Bastos, que está comercializando salgados e tortas, a Vila do Natal é uma excelente forma de divulgar seu trabalho. “Eu acho que é uma grande oportunidade para nós, pequenos empreendedores, estarmos aqui trazendo o nosso produto. É uma forma de gerar uma renda também para aqueles que não têm algo fixo e uma oportunidade para que possam conhecer um pouco da nossa culinária, dos nossos produtos. Muito importante!”, ressaltou.
A Vila do Natal Iluminado é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), e conta com apoio da Netiz, Energisa e Iguá Sergipe, e patrocínio do Banese. A Vila funciona todos os dias, das 17h às 22h, e segue até o dia 28 de dezembro, com atrações gratuitas para toda a família.























