
O Centro de Excelência Esportiva, equipamento mantido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, segue revelando novos valores para o esporte brasileiro. No Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico , quem brilhou foi Leandro Viana.
Nascido em Santo André, o atleta de 20 anos conquistou três medalhas nas disputas da classe T38 (paralisados cerebrais). No salto em distância, prova em que é especialista, ganhou o ouro. Nos 100m e 200m, levou com a prata.
“Fico muito grato por esse ciclo de competições em 2025. Me entreguei bastante nas provas que disputei e melhorei minhas marcas. Agradeço também ao meu técnico, Walter Agripino, e a todas as pessoas que me ajudam e torcem por mim”, celebrou o jovem.
Os três pódios fecham com chave de ouro o 2025 de Leandro. Ele ocupa atualmente o segundo lugar no ranking mundial do salto em distância e o 10º na lista dos 100m. Além disso, o atleta é forte candidato a uma vaga na seleção brasileira que disputa o Sul-Americano Paralímpico de Valledupar, na Colômbia, em julho de 2026.
Inaugurado em agosto de 2021, o Centro de Excelência atende hoje 150 atletas com idade entre 14 e 21 anos nas modalidades judô e atletismo. Nos últimos dois anos, a Secretaria Estadual de Esportes investiu mais de R$ 9 milhões no espaço, que é administrado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.