
O mês de janeiro de 2026 chegará com mais uma edição do Projeto Férias na Escola, iniciativa da Secretaria da Educação da Bahia que abre as portas das unidades escolares da Rede Estadual para estudantes e comunidade com a proposta de transformar o período de recesso em um momento de encontro, criatividade e novas experiências. Entre os dias 12 e 30 de janeiro os estudantes poderão participar de oficinas e atividades aproximando a escola da vida cotidiana dos jovens mesmo fora do ano letivo. Até o momento, 763 unidades já aderiram ao projeto. Na primeira edição, em 2024, o projeto contou com 55 escolas e mobilizou 58 mil estudantes.
O Férias na Escola é uma iniciativa criada para manter a escola como espaço vivo mesmo durante as férias, oferecendo convivência, lazer e aprendizagem de maneira acessível. Além das oficinas, os estudantes inscritos recebem duas refeições diárias, garantindo que participem da programação com segurança e acolhimento.
“Pelo terceiro ano consecutivo a gente faz o Férias na Escola. Este ano, de forma muito especial, a gente fez questão de chamar a comunidade, as famílias dos estudantes para que encontrem na escola um local de acolhimento e cuidado. A escola vai estar aberta com oficinas de dança, música, capoeira, esportes, mas também com alimentação para garantir a segurança nutricional dos estudantes. Eles vão poder utilizar todos os equipamentos das nossas escolas da rede estadual que nós estamos entregando, são escolas com piscina, quadra coberta, teatro”, afirmou a secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito.
A secretária ainda afirmou que o Férias na Escola também é uma ação de saúde e segurança públicas. “É investimento em saúde porque garante segurança alimentar e nutricional. Quando os estudantes comem na escola, se alimentam de forma qualificada na escola. E de segurança porque eles estão protegidos na escola, protegidos dos convites ruins da rua. Na escola, a gente apresenta para os jovens outras oportunidades, outros caminhos possíveis”.
As atividades do projeto serão realizadas no turno matutino, com possibilidade de ações no vespertino em situações excepcionais, e serão conduzidas pelos oficineiros voluntários do Educa Mais Bahia. As oficinas terão turmas de até 25 estudantes e envolvem diferentes áreas que dialogam com os interesses da juventude baiana como arte e cultura, saúde e bem-estar, cultura corporal, esporte e lazer, tecnologia da informação e comunicação, além do eixo Capoeira das Escolas, que valoriza a identidade cultural presente nos territórios.
Confira o cronograma do Férias na Escola 2026:
* Inscrições para as oficinas: 07 a 09/01/2026
* Início das atividades: 12/01/2026
* Término das atividades: 30/01/2026
Fonte: Ascom/SEC