
O Hospital Geral do Estado (HGE) registrou 119 acidentes e 277 atendimentos durante o Feriadão de Nossa Senhora da Conceição, entre o sábado (6) e a segunda-feira (8), conforme balanço divulgado nesta terça-feira (9) pela maior unidade de urgência e emergência gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), referência em casos de média e alta complexidade.
Entre os atendimentos, 119 foram decorrentes de acidentes: 66 no trânsito (28 de moto, 28 colisões, cinco atropelamentos, três ciclistas e dois feridos em capotamentos), 48 por motivo casual e cinco durante o trabalho. Os números seguem elevados nesse período do ano.
O HGE também registrou 137 casos clínicos, 19 casos de agressão (nove corporal, cinco por arma de fogo e cinco por arma branca) e dois pacientes vítimas de queimaduras, que demandaram cuidados especializados das equipes plantonistas.
 (2).jpg)
No mesmo intervalo, o hospital contabilizou 142 altas hospitalares, resultado do trabalho integrado das equipes médicas e multiprofissionais. Além disso, foram registradas 87 internações, 29 cirurgias e 24 transferências, evidenciando a intensa mobilização dos servidores do Governo de Alagoas para garantir assistência contínua, segura e resolutiva.
Para o diretor-geral do HGE, Fernando Fortes Melro, o balanço confirma o papel estratégico da unidade durante feriados prolongados, quando a demanda costuma aumentar.
 (1).jpg)
“O HGE se mantém preparado para responder a cenários de maior pressão assistencial. Contamos com equipes reforçadas e infraestrutura adequada para oferecer atendimento ágil e de qualidade, garantindo que nenhum paciente fique desassistido, mesmo nos períodos de maior movimento”, destacou o gestor.
O hospital reforça que a prevenção continua sendo o caminho mais seguro para reduzir acidentes e agressões, especialmente em datas festivas. Ainda assim, permanece à disposição 24 horas por dia, garantindo assistência especializada à população da I Macrorregião de Saúde, formada por 56 municípios da Grande Maceió, Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba.