
O Teatro da Vila do Natal Iluminado 2025 segue em funcionamento como espaço de acesso às artes cênicas em Sergipe. Com apresentações gratuitas às 18h e às 20h diariamente até 28 de dezembro, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, o espaço oferece oportunidade para companhias locais exporem seu trabalho e para que as famílias acessem entretenimento de qualidade de forma gratuita. Nas três apresentações desta quarta-feira, 10, circo, canto e humor ocuparam o palco. O evento é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).
A estrutura oferece ambiente climatizado com capacidade para 80 pessoas, filas organizadas com abertura 15 minutos antes de cada sessão e prioridade de acesso para pessoas com deficiência e neurodivergentes. A segunda apresentação diária conta com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Visibilidade
Ao longo do mês, o Teatro recebe linguagens que variam entre circo, teatro, dança, mágica e grupos vocais. Para os grupos que se apresentam, a programação oferta duas sessões diárias ao longo de 23 dias, multiplicando possibilidades de exibição durante o período festivo.
Palhaço Cheirosinho da Cia Saurus, Adriano Souza destaca o alcance que o projeto permite. "Graças à Vila do Natal e das demais vilas, abrindo o público, trazendo gente para a gente assistir os espetáculos, eu já estou bastante conhecido. As vilas têm se tornado um centro de encontro, de comunhão nessas datas festivas, e ajudam a valorizar não só a cultura, mas também a economia. É a economia que gera alegria durante o mês de dezembro", disse.
A Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (Aaacase), que trabalha com pacientes em tratamento oncológico, encontra no espaço uma forma de conectar sua causa ao universo cultural e ao público. A vice-presidente da instituição, Carmen Melo, destacou a iniciativa estadual. "Agradeço o convite e ter a oportunidade de chegar aqui ao Teatro da Vila do Natal. Nos apresentar aqui nesse palco para um público que nos recebeu também é de muito valor para nós", contou.
Regente da Escola do Governo de Sergipe, Dário dos Santos também evidenciou o papel do Teatro como espaço de valorização dos artistas sergipanos. "A gente sabe que a música por si só alegra os corações e no mundo difícil que nós estamos vivendo a música vem nos transformar em seres humanos melhores. É muito importante a existência desse espaço para que as famílias possam conhecer os nossos talentos e todo mundo que passa por aqui sai bem mais feliz do que entrou", afirmou.
Acesso e inclusão
Do lado do público, o acesso gratuito com entrada por ordem de chegada e ambiente adequado para crianças e adultos oferece alternativa de lazer durante dezembro. Rosângela Hermes, mãe de Aquiles, 10 anos, cadeirante, e Apólo, 8, aprovou a experiência. "O Teatro está sendo maravilhoso, uma apresentação fantástica. Para nós, famílias atípicas, a acessibilidade daqui do teatro está de parabéns. O acesso foi perfeito. Meu filho, que é cadeirante, teve acesso maravilhoso", destacou.
Quiteria Vieira, 80, frequentadora das edições anteriores, também reconhece a qualidade da programação. "Apresentações muito bonitas. Tudo aqui é muito bem organizado, seguro e tranquilo para as famílias e pessoas de idade. Moro aqui perto e para mim é sempre uma alegria ver cada edição que tem aqui, é a programação certa para a família, todo mundo se diverte", ressaltou.
Vila do Natal Iluminado
A Vila do Natal Iluminado é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), e conta com apoio da Netiz, Energisa e Iguá Sergipe, e patrocínio do Banese. A Vila funciona todos os dias, das 17h às 22h, e segue até o dia 28 de dezembro, com atrações gratuitas para toda a família.













