
Nesta quinta-feira (11), a Arena Fonte Nova é palco do encerramento do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino da Bahia. A programação, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), reúne estudantes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação em uma celebração que, durante três dias, está sendo marcada por ciência, arte, inovação e fortalecimento da escola pública.
O momento também marca a conclusão do Ensino Médio para milhares de jovens, entre eles Emilly Félix, do Colégio Estadual Altair Almeida, do município de Maiquinique, e Mariany Cordeiro Santos, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Bacia do Jacuípe II João Campos, de Riachão do Jacuípe. Para ambas, participar deste encontro simboliza a síntese de uma caminhada construída com dedicação e oportunidades garantidas pela rede estadual.
Emily apresentou um projeto de Educação Patrimonial e Artística (EPA) sobre as rezadeiras de sua cidade e celebrou a força das tradições culturais. Após três anos intensos de aprendizagem, resume sua trajetória com uma certeza. “Foi aqui que eu descobri caminhos que nunca imaginei. Tudo o que vivi no Ensino Médio na rede estadual construiu a base do meu futuro”.
Mariany encerra essa fase como integrante e roteirista da Agência de Notícias Portal Cetep e destaca o impacto da rede estadual em sua formação. Realizou o ENEM para Fisioterapia e reforça o sentimento de confiança no novo ciclo. “A escola pública me abriu portas que mudaram minha vida. A rede estadual é uma potência e me mostrou que posso sonhar cada vez mais alto. Não tenham preconceito pela escola publica”, ressaltou.
As últimas apresentações que movimentam a Fonte Nova confirmam o resultado dos investimentos da SEC em infraestrutura, programas e projetos inovadores e valorização do magistério. O clima de despedida traz a certeza de dever cumprido para essa geração que finaliza o Ensino Médio, inspirada e fortalecida, enquanto o Encontro Estudantil 2025 se despede deixando saudade, conquistas e novos horizontes abertos para milhares de jovens da Bahia.
Fonte: Ascom/SEC