
O Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) deu um passo decisivo, na manhã desta quinta-feira, 11, para concretizar a operação de crédito do Programa Pista Nova, Vida Nova. Cumprindo mais uma etapa, o órgão participou da Missão de Appraisal com especialistas e consultores do Banco Mundial/BIRD, marcando o fechamento dos planos, passando, agora, para a fase de negociação do contrato.
A Missão de Appraisal é uma etapa formal e rigorosa do banco, atuando como uma avaliação profunda do projeto antes de qualquer aprovação de financiamento. É, em essência, uma "auditoria completa" que valida tecnicamente a viabilidade da iniciativa, tendo como objetivos principais verificar a maturidade do projeto para percorrer os próximos passos: negociação, aprovação pelo board e, finalmente, a assinatura do contrato de financiamento.
Entre os pontos-chave avaliados, destacam-se maturidade do projeto, com análise detalhada dos estudos de engenharia, orçamento e estimativas para garantir a solidez técnica da proposta; viabilidade, com confirmação da viabilidade econômica e financeira do programa; riscos e capacidade, com avaliação dos riscos ambientais e sociais, bem como a verificação da capacidade institucional do DER/SE como órgão executor; conformidade, por meio de checagem do alinhamento do projeto com as regras internacionais do banco em áreas como compras, salvaguardas, gestão financeira e auditoria; e metas e negociação, através da confirmação dos indicadores, metas e cronogramas, além da negociação dos detalhes finais do desenho do projeto.
Diretor de Planejamento e Faixa de Domínio do DER/SE, Saulo Aragão destaca a importância da reunião. “A conclusão desta missão de avaliação técnica, a qual foi muito bem-sucedida, sinaliza que o DER/SE demonstrar a sua capacidade em tocar o Programa Pista Nova, Vida Nova, atendendo aos rigorosos padrões de governabilidade, sustentabilidade e capacidade de execução exigidos pelo BIRD, estando apto a receber os recursos que serão fundamentais para a infraestrutura rodoviária de Sergipe e, por conseguinte, ao povo sergipano, beneficiários das entregas públicas que estão contempladas no programa. Preciso exaltar a dedicação dos servidores do DER/SE, bem como o apoio de colegas das demais secretarias participantes, que muito se empenharam na elaboração dos planos e, ao longo desta construção, vêm colaborando junto à equipe do banco”, destacou.
Com o fechamento dos planos e a luz verde da Missão de Appraisal, o DER/SE, agora, se prepara para a negociação final do contrato, a etapa que precede a aprovação, assinatura contratual e a liberação dos recursos.



