
O Detran-SP iniciou, de forma inédita no estado, a regularização de recalls em veículos custodiados em pátios. A primeira etapa, realizada em parceria técnica com a Honda, já resultou em 18 reparos concluídos e prevê a regularização de outros 400 veículos da marca. Os serviços incluem a substituição dos insufladores dos airbags do motorista e do passageiro, eliminando riscos associados ao defeito identificado pela fabricante.
A partir da relação de chassis fornecida pela montadora, o Detran-SP cruzou os dados com os veículos recolhidos e organizou as ações diretamente nos pátios, garantindo que os carros sejam entregues aos proprietários ou a arrematantes em leilões já em condições seguras de circulação. A estratégia será replicada em todos os pátios que concentram os modelos afetados.
“Com a iniciativa pioneira, a expectativa é que o procedimento estimule parcerias com outras montadoras para ampliar a eliminação de riscos e fortalecer um trânsito mais seguro no Estado”, afirmou Vinícius Novaes, responsável pela Diretoria de Veículos Automotores do Detran-SP.
Recall
O recall está relacionado ao problema nos airbags Takata, cujo defeito de fabricação pode provocar o rompimento da estrutura do insuflador no momento da ativação, projetando fragmentos metálicos no interior do veículo e oferecendo risco aos ocupantes. A falha, que atingiu diversas montadoras no mundo, levou a Honda a promover campanhas de chamamento, que já alcançaram cerca de 94% dos veículos envolvidos no Brasil, de acordo com a montadora. Para atingir 100% dos consumidores afetados, a fabricante solicitou ao Detran-SP o apoio para identificar unidades custodiadas em pátios para regularização.