
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o baixo desempenho de estudantes em matemática persiste durante toda a Educação Básica. O problema chamou atenção dos estudantes Carlos Santos e Guilherme Lobê, do Centro Territorial de Educação Profissional de Medeiros Neto – Tempo Integral (CETEP). Os jovens cientistas, orientados pelo professor Daniel Queiroz, decidiram criar o Estudaí, um site e aplicativo que facilita a aprendizagem.
Planejado inicialmente para ter foco nas ciências exatas, o grupo decidiu expandir o projeto, integrando conteúdos gerais, como português, história, geografia, dentre outras disciplinas. Segundo Carlos Santos, o Estudaí é um produto desenvolvido “de estudante para estudante”. “Priorizamos diretamente a acessibilidade e forma de uso, que se destaca por valorizar as críticas dos próprios estudantes para que cada vez seja mais acessível, além de abrir margens de uso leve e profissional para os professores”, garante.
O jovem cientista Guilherme Lobê compartilha seu entusiasmo pelo reconhecimento do projeto que foi destaque no Bahia Tech Experience (BTX), maior evento de inovação do estado, organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Sebrae Bahia. “Em todo o percurso, aprendi diversas coisas novas, além de uma maior experiência. Esses eventos permitiram conhecer diversas pessoas que têm fé e interesse em nossos objetivos, o que me deixa ainda mais feliz”, comemora.
Nos próximos meses, os estudantes planejam integrar novos conteúdos e aprimorar o designer e o sistema do Estudaí. O professor Daniel Queiroz explica que no planejamento também está prevista a proteção intelectual da ideia. “Já existe esse planejamento a curto e longo prazo, graças ao plano de negócio. Também pretendemos melhorar o projeto para colocá-lo dentro da escola e buscar venda de serviços para o poder público ou instituições de curso que querem mais flexibilidade”.
Bahia Faz Ciência
A Secti estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br .
Fonte: Ascom/Secti