
A Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE SP) concluiu a implementação de sistemas de informação e plataforma de análise de dados que ampliam a capacidade de fiscalização do órgão de controle interno paulista.
A atuação preventiva da CGE foi reforçada com o aperfeiçoamento do Sistema de Alertas de Licitações (Lince) e do Sistema de Inteligência de Análise de Dados (Strix). Com eles, será possível identificar irregularidades com maior precisão, promovendo a transparência nas ações do Estado.
As ferramentas foram desenvolvidas pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), da Subsecretaria de Gestão Corporativa (SGC) da CGE SP, em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).
A entrega dos novos sistemas faz parte do Plano Anticorrupção do Estado de São Paulo, também conhecido como Radar Anticorrupção, que engloba 128 ações que serão colocadas em prática até 2026. Até o momento, já foram concluídas 90 ações. O Radar Anticorrupção tem como objetivo aprimorar a gestão pública, dificultando eventuais desvios de conduta e em sintonia com o compromisso do Governo Estadual de reforçar as linhas de defesa das instituições.
O sistema Lince, que já opera em ambiente de produção, foi otimizado para emitir alertas ainda mais precisos e inteligentes sobre possíveis inconformidades em editais e processos de contratação. A ferramenta permite que as equipes de controle atuem de forma proativa, corrigindo falhas e evitando prejuízos ao erário. As melhorias implementadas no Lince reforçam o compromisso da CGE SP com a eficiência e a integridade nas compras governamentais.
Paralelamente, o sistema Strix recebeu otimizações significativas em sua capacidade de análise de dados. Integrando 32 fontes de dados distintas, que vão de cadastros de empresas inidôneas a informações de programas sociais e vínculos de servidores, o Strix oferece uma visão 360 graus para os auditores da CGE SP. Essa plataforma de inteligência é fundamental para cruzar informações, identificar padrões atípicos, detectar fraudes complexas e subsidiar auditorias com evidências robustas.
A consolidação dessas ferramentas é potencializada pela adoção de uma plataforma integrada de análise e processamento de grandes volumes de dados, contratada por meio da Prodesp. Trata-se de uma solução de ponta para engenharia e ciência de dados.
No próximo dia 16 de dezembro, será realizado o treinamento de técnicos da CGE SP para a utilização efetiva da plataforma, capacitando o corpo funcional para extrair o máximo potencial da análise de grandes volumes de dados, garantindo autonomia e evolução constante nos trabalhos de auditoria e fiscalização.
O controlador Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, destaca que as entregas representam um marco na modernização do controle paulista. “Com o Lince e o Strix aprimorados e a plataforma de análise de dados contratada pela Prodesp estamos equipando a CGE SP com o que há de mais moderno em tecnologia de dados. Essas ferramentas nos permitem sair de uma postura reativa para uma atuação preditiva e estratégica. Não se trata apenas de encontrar o erro, mas de antecipá-lo, de entender as redes complexas por trás de possíveis irregularidades e de garantir que cada real do contribuinte paulista seja aplicado com máxima eficiência e lisura. É a inteligência de dados a serviço da integridade e da boa governança”, afirma Fontenelle.