O Governo de São Paulo lançou nesta quinta-feira (11) a quarta rota temática. Depois das Rotas do Vinho de São Paulo, Rotas do Café de São Paulo, Rotas do Queijo, é a vez de prestigiar um dos destilados mais emblemáticos do país, com quase 500 anos de história: a cachaça. Na região do Centro Paulista, os municípios de Pirassununga, Jaú, Bauru e Mogi-Guaçu são os representantes das Rotas da Cachaça . A rota reúne produtores tradicionais e atrativos culturais que valorizam a bebida símbolo do Brasil. O projeto é coordenado pela Casa Civil e conta com as contribuições das Secretarias de Turismo e Viagens; de Agricultura e Abastecimento; de Cultura e Economias Criativas; de Desenvolvimento Econômico e da Invest SP.
A Rota Centro Paulista é referência nacional na produção e inovação da cachaça. Entre os destaques estão o Engenho São Luiz (Lençóis Paulista), ativo desde 1906, e a Fazenda Mandaguahy (Jaú), fundada em 1858. A região abriga também a Destilaria Sapucaia, a Cachaça Pavão e a Companhia Müller de Bebidas, fabricante de uma das marcas brasileiras mais conhecidas no mundo. Outros nomes importantes incluem Foltran Guimarães, Nhá Dita e Folhas de Oliva, que oferecem experiências autênticas aos visitantes.
Além das degustações guiadas, o roteiro inclui polos de pesquisa como o Instituto Agronômico e a APTA Regional de Bauru, que promovem concursos de qualidade e ações de formação técnica. Trilhas ecológicas, almoços harmonizados e hospedagens rurais completam a experiência.
“As Rotas da Cachaça unem tradição e inovação, fortalecendo o turismo rural e a economia criativa em São Paulo”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.
O projeto inclui, ainda, sete Destinos de Experiências e oito Destinos de Negócios. As Rotas da Cachaça de São Paulo integram outras iniciativas do governo estadual como as Rotas do Vinho de São Paulo, Rotas do Café de São Paulo e as Rotas do Queijo de São Paulo, todas reúnem experiências que combinam e valorizam o turismo rural, a natureza, a história, proporcionam degustações e formação técnica.
Atualmente, existem 1.266 estabelecimentos elaboradores de cachaça registrados no Brasil, de acordo com o Anuário da Cachaça 2025, do Ministério da Agricultura e Pecuária. O estado de São Paulo experimentou crescimento de 5,9% nos registros de estabelecimentos elaboradores de cachaça registrado em 2024 de acordo com o anuário.