Quebra-Nozes, o Musical será apresentado em Campinas com entrada gratuita e sessões nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, celebrando a reabertura do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes. O espetáculo é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (SCEIC), através do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, e da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas. A classificação é livre. Os ingressos estarão disponíveis pelo SYMPLA, através deste link , a partir do dia 15/12 (ao meio-dia), para todos os dias e horários. O espetáculo terá cerca de 60 minutos dividido em dois atos. O CULTSP PRO é um programa gerido pelo idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão.
A montagem de Quebra-Nozes, o Musical será a primeira adaptação brasileira do clássico natalino O Quebra Nozes de Tchaikovsky em formato de teatro musical nos moldes da Broadway. A direção artística e a curadoria são assinadas por Fernanda Chamma, referência nacional no gênero com produções como Família Addams, Hair Spray, Silvio Santos, Vem Aí! e A Christmas Carol. O espetáculo também conta com a participação do maestro Wanilton Mahfuz, diretor da Orquestra Sinfônica de Campinas. O elenco é composto por 56 artistas locais que participaram da formação especial em teatro musical oferecida pelo CULTSP PRO.
Profissionais de Campinas integram a equipe criativa com direção Artística de Dani Calichio, direção musical de Danilo Demori, direção coreográfica de Tutu Morasi, produção de Ana Zoppi, dramaturgia de Dani Calichio, arranjos e orquestração de Danilo Demori, cenografia de Roveratto produções cenográficas em conjunto com Lúcia Teixeira e equipe criativa, figurino de Emerson Mosca e Fernanda Chamma, confecção de figurinos do Ateliê Ponto ( por Heloise Nunes) e Koncerty Figurinos e Fantasias e Mika Folica (por Camila Viegas) além de Kewry Castro Ateliê. A confecção das cabeças cênicas é assinada por Ruan Bruno que é aluno do CULTSP PRO. A Direção de Palco é de Ana Zoppi e a consultoria de obra original é de Priscila Yoko. A produção conta com o apoio de Themis Tecidos.
“A montagem de Quebra-Nozes, o Musical reafirma a força do CULTSP PRO em conectar aprendizado e prática profissional. Campinas recebe não apenas uma grande realização artística, mas o resultado de um processo intenso que potencializou artistas, técnicos e criadores locais. É gratificante ver um projeto nascer dentro das nossas formações e ganhar palco com essa qualidade”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Projeto de difusão formativa Quebra-Nozes, o Musical
O espetáculo é fruto de um processo formativo intenso que teve início em setembro. Foram quatro cursos gratuitos que resultaram na montagem e na capacitação de artistas e técnicos da cidade, valorizando e fortalecendo as redes culturais locais, tanto em cena, quanto nos bastidores.
No total, foram 260 horas/aula, e 170 vagas para os cursos: Teatro Musical – Profissionalização, Direção de Palco (Stage Management), Operação de Sala de Espetáculo, Som e Iluminação e Criação e Execução de Figurino e Adereço.
Sobre o espetáculo
A história apresentada acompanha Clara na noite de Natal quando ela recebe de seu padrinho Drosselmeyer um boneco quebra-nozes. Encantada, ela se diverte com as amigas até que o irmão quebra a cabeça do brinquedo em meio às travessuras. Triste e preocupada Clara se anima ao ver que o tio consegue reparar o presente. A menina adormece com o boneco nos braços diante da lareira e quando o relógio marca meia-noite a magia acontece. A narrativa celebra amizade, vida sonho e fantasia. O público ouvirá canções autorais e clássicos natalinos interpretados em diversos idiomas por um coro de 60 vozes divididas entre solistas e ensemble.
A Secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, destaca a importância da iniciativa: “Para nós, essa parceria com o Governo do Estado de São Paulo e o CULTSP PRO representa muito mais do que a realização de um espetáculo. É a chegada de uma grande potência artística à população de Campinas. Estamos falando de uma produção inédita que une formação, valorização dos talentos locais e acesso democrático à cultura permitindo que a cidade vivencie um musical de alto nível nos moldes de montagens profissionais”.
A diretora do CULTSP PRO, Raquel Verdenacci, ressalta o impacto das formações e da criação coletiva lembrando que o Projeto surgiu para ampliar o acesso à qualificação profissional de artistas da cidade aproximando diferentes áreas da cena cultural em um processo de aprendizado vivo e colaborativo. “Os cursos foram destinados a alunos de Campinas ou com vínculo direto com a cidade e buscaram integrar práticas formativas ao desenvolvimento criativo do espetáculo fortalecendo o trabalho local e abrindo novas possibilidades para quem atua no setor cultural. Quebra-Nozes, o Musical é mais do que um espetáculo inédito de produção coletiva. É um projeto muito especial de difusão a partir da formação do CULTSP PRO”.
A diretora e curadora Fernanda Chamma também comenta sobre o processo criativo: “Transformar o clássico natalino O Quebra-Nozes em um musical é aventurar-se por um território mágico e inédito em que tradição e modernismo se encontram para dar vida a um espetáculo vibrante e profundamente emocional. Nesta criação o clássico se une ao contemporâneo”.
Alunos do curso de teatro musical participaram ainda da Parada de Natal realizada no dia 6 de dezembro e da Feira de Natal realizada no dia 12. As ações ampliaram o contato dos estudantes com o público e fortaleceram o aprendizado vivenciado ao longo do processo formativo.
Serviço
Quebra-Nozes, o Musical
Datas e horários: Dia 19 às 20h. Dia 20 às 16h e às 20h E domingo, dia 21 às 19h
Local: Centro de Convivência Cultural de Campinas “Carlos Gomes”
Endereço: Praça Imprensa Fluminense, s/n
Ingressos: Gratuitos pelo SYMPLA nesse link , a partir do dia 15/12 (ao meio-dia), válidos para todos os dias e horários.
Classificação Livre
Duração: 60 minutos divididos em dois atos