
O encerramento do ano letivo do programa Mais Infância reuniu cerca de 130 professores, técnicos da educação infantil e alunos para um café da manhã comemorativo na creche Mais Infância, no Subúrbio de Salvador. A presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, participou do evento de final de ano, nesta sexta-feira (19), que também contou com a presença de familiares e da comunidade do Lobato.
“Estamos fazendo o fechamento desse ano letivo, comemorando junto com as famílias, com a escola, com a comunidade e, principalmente, desejando, juntos, um final de ano de muito amor, de muita solidariedade e de muita paz. Ano que vem, a gente tem uma perspectiva de avanço, de continuidade das nossas ações de segurança alimentar, que é direito das crianças, e de garantia de direitos básicos na primeira infância, não só na nossa creche, como em outras ações da rede das Voluntárias”, disse Tatiana.
Mãe de uma menina de seis anos, Alessandra Lima é empregada doméstica e contou com o apoio da creche desde os primeiros meses da filha. “Minha história com a minha filha no Mais Infância é de muito aprendizado. Só tenho a agradecer a todos, porque eles são uma família mesmo, dão toda assistência, a educação é excelente, o carinho é enorme”, dividiu a mãe.
Em 2026, além das ações de segurança alimentar, está prevista a distribuição de material didático, elaborado em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), para cerca de 120 instituições comunitárias. O material didático será composto por um diário de bordo dos estudantes, por onde o professor manterá a família atualizada sobre o desenvolvimento da criança; um caderno de planejamento pedagógico do professor e um livro didático para crianças que estão chegando à alfabetização. Quinze mil livros serão distribuídos.
“Vai ser muito produtivo, a professora Tatiana tem visitado as creches comunitárias pessoalmente e tem visto as dificuldades dessas mulheres, que cuidam da infância nas comunidades que mais precisam desse tipo de atendimento. Por isso, desejamos vida longa a todas as mulheres voluntárias, a todo o programa Mais Infância e às Voluntárias Sociais da Bahia, que têm muito cuidado com a infância do nosso povo”, reforçou o coordenador do Mais Infância, Manoel Calazans.
Mais Infância
Desenvolvido pelas VSBA, o programa atende, aproximadamente, 120 instituições comunitárias de ensino e de acolhimento, alcançando 15 mil crianças em todo estado na primeira infância. A iniciativa também promove encontros mensais de formação pedagógica para gestores e educadores das creches comunitárias on-line e de forma presencial na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula, em Salvador.
Repórter: Milena Fahel/GOVBA