
O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, referência em procedimentos de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), realizou mais uma cirurgia urológica de grande porte com sucesso. A equipe do Serviço de Urologia da unidade conduziu uma nefrectomia radical por videolaparoscopia, beneficiando uma paciente diagnosticada com um tumor renal volumoso à direita.
De acordo com o médico urologista Matheus Mello, responsável pelo procedimento, a paciente chegou ao hospital vinda do interior do Estado. Ele apresentava um quadro grave, com sangramento intenso na urina, sem conseguir resolver o problema anteriormente.
A cirurgia foi realizada por videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva que utiliza pequenos cortes, proporcionando menos dor no pós-operatório, menor risco de complicações e recuperação mais rápida. Ao final do procedimento, foi necessário apenas um corte um pouco maior para a retirada do rim acometido pelo tumor.
“A cirurgia é feita com pequenos cortes e, ao final, realizamos apenas uma incisão maior para a retirada da peça. É um procedimento sem intercorrências, com duração média de duas horas e meia”, detalhou o médico urologista Matheus Mello.
 (2).jpeg)
Evolução positiva
Após a cirurgia, a paciente M.L.A evoluiu de forma positiva, recebeu alta hospitalar e seguirá em acompanhamento ambulatorial com a equipe do HMA. “Eu sou muito grata pelo atendimento, mesmo preferindo não me identificar, por motivos pessoais, registro que este hospital salvou minha vida”, frisou.
O procedimento consolida o Hospital Metropolitano de Alagoas como unidade de referência em urologia de alta complexidade, garantindo acesso a tecnologias modernas, equipe especializada e atendimento humanizado aos pacientes de todo o Estado.