
Em 2025, o Governo de Alagoas deu passos importantes na criação e no fortalecimento de políticas públicas voltadas ao combate à violência e à modernização da gestão estadual. Entre as principais iniciativas está o Alagoas Lilás, uma política pública permanente direcionada à proteção das mulheres e à prevenção da violência de gênero, com ações ampliadas ao longo do ano.
O programa passou a concentrar iniciativas integradas entre secretarias e órgãos estaduais, promovendo a organização da rede de atendimento às mulheres em situação de violência e fortalecendo a atuação intersetorial.
Entre os principais avanços está a ampliação das Salas Lilás, espaços destinados ao atendimento humanizado e especializado, que oferecem ambiente reservado e adequado para acolhimento, escuta e orientação. Também foi criada a Cabine Lilás, implantada no serviço de teleatendimento do 190, possibilitando o registro de ocorrências de forma privativa, com acompanhamento especializado.
O Alagoas Lilás investiu ainda na qualificação da rede de atendimento por meio do Percurso Formativo Temático do programa, direcionado a profissionais que atuam diretamente no acolhimento, na orientação e no acompanhamento das mulheres. A formação contribui para a organização dos fluxos de atendimento e para a integração entre os serviços estaduais e municipais.
Além disso, órgãos da administração pública estadual instituíram Comissões Internas Lilás, responsáveis por acompanhar e desenvolver ações do programa no âmbito institucional. A adesão de municípios ampliou a atuação do Alagoas Lilás em diferentes regiões do estado.
 (1).jpg)
Corações da Paz
Dando continuidade às ações de combate à violência, foi lançado, em junho, o programa Corações da Paz. A iniciativa tem como objetivo promover ações de prevenção social da violência e de fortalecimento da cidadania, com atuação concentrada em territórios de maior vulnerabilidade social.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o programa ampliou o acesso da população a serviços públicos essenciais. Entre as principais iniciativas, o Corações da Paz nas Escolas promoveu atendimentos regulares em comunidades, especialmente em Maceió, levando serviços nas áreas de saúde, assistência social, cidadania, educação, esporte, cultura e lazer.
Ao longo do ano, a ação registrou mais de 16 mil atendimentos, incluindo a emissão de documentos, orientações sociais e atividades voltadas a crianças, jovens e famílias.
Além das atividades regulares, o Corações da Paz passou a atuar de forma integrada com outros programas sociais do Governo de Alagoas, como o Coração Social, ampliando a identificação e o atendimento de grupos mais vulneráveis por meio de ações conjuntas voltadas à cidadania e à prevenção da violência.
 -48.jpg)
Alagoas Conectada
Na área da educação, o ano foi marcado pela implementação do Alagoas Conectada, programa destinado à ampliação da conectividade e ao uso de tecnologias digitais na rede estadual de ensino. Lançada em outubro, a iniciativa tem como objetivo expandir o acesso a recursos tecnológicos e apoiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas escolas.
Entre as principais ações, o programa promoveu a distribuição de 33 mil chromebooks e 890 carrinhos de recarga, utilizados na implantação de laboratórios móveis, permitindo o uso compartilhado dos equipamentos em sala de aula. A medida garantiu o acesso dos estudantes a conteúdos digitais e contribuiu para a adoção de metodologias mais interativas no processo de ensino e aprendizagem.
Além da infraestrutura tecnológica, o Alagoas Conectada também contemplou a formação de professores, com a capacitação de profissionais da rede estadual na plataforma Collabflix, em parceria com o Google. As ações de orientação e formação foram desenvolvidas por meio da Caravana Alagoas Conectada, que percorreu as unidades da rede estadual com foco na organização, no uso adequado e na conservação dos equipamentos, além da ampliação de práticas educacionais inovadoras.