
O Governo de São Paulo abriu 17 mil vagas em concursos públicos para as polícias estaduais nos últimos três anos, o maior número para o período desde 2003. Ao todo, mais de 14 mil novos policiais já foram colocados nas ruas.
Considerando ainda os 4 mil em formação, mais de 500 recém-nomeados, 3,6 mil vagas em concursos em andamento e outras 2,4 mil já autorizadas, a projeção é de mais de 24 mil contratações ao longo de quatro anos.
“A chegada desses policiais reforça nossa capacidade de resposta e eleva ainda mais a presença da Polícia Militar nas ruas, representando o compromisso permanente em fortalecer a segurança e proteger cada cidadão”, afirma o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves.
No último dia 10 de dezembro, o Governo de SP formou 2,5 mil soldados, realizando a maior formatura dos últimos cinco anos para a carreira. Os novos policiais serão distribuídos em batalhões e outras unidades da corporação a partir de fevereiro de 2026, após participarem da Operação Verão, reforçando a segurança no litoral sul e norte do estado. Do total de formados, cerca de 250 soldados vão integrar o Corpo de Bombeiros.
LEIA MAIS: Governo de SP realiza a maior formatura de soldados em cinco anos
Desde 2023, o Governo de São Paulo abriu 13,5 mil vagas para a Polícia Militar, reforçando o policiamento em todo o estado. Atualmente, há três concursos abertos para a PM, sendo um para soldados de 2ª classe com 2,2 mil vagas.